A boa do dia: PM faz parto no meio da rua em Campinas

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 9 de abril de 2017 às 08:52

Com informações de Alenita Ramirez / Correio Popular

O soldado Carlos Alberto da Silva Barbosa, de 32 anos, da Polícia Militar (PM) do 35º Batalhão de Campinas, teve um início de expediente diferente neste sábado (8), quando ajudou um bebê vir à luz.

Por volta das 7h30, em companhia dos colegas de farda — o cabo Augusto e o soldado Multini — patrulhava a Avenida Doutor Manoel Antônio Ferreira, no Jardim Paraíso, quando foi abordado por um motorista que avisou que uma grávida em um carro atrás passava mal. Eles voltaram e souberam que Maria Jardelina de Jesus Santana, de 26 anos, estava entrando em trabalho de parto. A gestante estava no banco do passageiro e era levada para a Maternidade por uma amiga.

“Pedi para que a motorista nos seguisse e fomos na frente abrindo caminho. Quando chegamos na Avenida Anchieta, perto da Prefeitura, parei a viatura para verificar como a mulher estava. Vi que já sangrava e que o neném já nascia. Então ajeitei ela de forma confortável no carro e a acalmei. E aí só foi deixar o neném vir ao mundo”, contou Barbosa.

O parto foi acompanhado por vários curiosos que passavam pelo local e houve uma rede de solidariedade, segundo Barbosa. Enquanto os policiais davam assistência à mamãe, os voluntários que estavam por perto auxiliavam. “Eu precisava de toalha e pedi uma. Uma pessoa correu em uma lavanderia logo à frente e arrumou. Tudo o que eu pedia, as pessoas ajudavam.”

O “apressadinho” é um menino que nasceu com 47,5 centímetros e 3.415 quilos. O bebê ainda não tem nome e é o quinto filho de Maria. Após ter o cordão umbilical cortado, ele foi confortado em uma toalha e levado com a mamãe para a Maternidade. “É emocionante”, disse o soldado, que já é experiente em partos.

Pai de duas meninas, uma de 7 e outra de 8 anos, ele já fez outros três partos na rua. O primeiro foi há seis anos em São Paulo. Para o trio, a ajuda no parto foi a melhor ocorrência do dia.