Activia: Realmente melhora o intestino? Emagrece? Avaliamos as versões líquidas da bebida, confiram

Um dos produtos mais badalados do mercado brasileiro tem sido a bebida láctea Activia, fabricada em diversas partes do mundo pela multinacional francesa Danone. Com a promessa de “corrigir” o funcionamento intestinal, Activia tem atraído cada vez mais compradores em busca até de emagrecimento. Antes de falarmos um pouco desse produto, primeiramente precisamos entender a diferença de leites, bebidas ou produtos lácteos e iogurtes.

QUAL A DIFERENÇA?
LEITE – O leite é o que nós conhecemos, que sai da vaca e chega aos mercados em caixas ou em saquinhos. Alguns produtos são vendidos misturados, como leite com achocolatado, leite com morangos, leite com frutas ou outros derivados. Com a alta dos preços do leite, esses produtos estão cada vez mais raros e a indústria acabou substituindo essas misturas pelas bebidas lácteas, cujo processo de produção é muito mais barato.

IOGURTE – De acordo com instruções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o produto iogurte tem basicamente os seguintes componentes: não podem ter mais do que 30% de ingredientes que não sejam derivados do leite, não é obrigatório ter soro, não pode ter gordura que não seja de origem láctea, podem ser divididos em integral, semi desnatado e desnatado de acordo com o teor de gordura, desde que informado no rótulo, possuem obrigatoriedade mínima de 2,9g de proteína a cada 100g (em caso de adição de polpa de fruta o teor pode ser reduzido proporcionalmente até o limite de 2,03g.) e possuem fermentação específica, além de uma quantidade específica de bactérias lácteas.

BEBIDA LÁCTEA – Mais simples e mais barata, obrigatoriamente devem ter no mínimo 51% de ingredientes lácteos (quase 20% menos que o iogurte), a quantidade de bactérias lácteas também é menor, além de não especificar qual o processo de fermentação (obrigatório no iogurte). O soro é obrigatório, permite-se adição de gordura vegetal como ingrediente opcional, teor mínimo de 1g de proteína para cada 100g de produto (quase 2/3 menos que o iogurte) e deve conter no rótulo as seguintes inscrições: CONTÉM SORO DE LEITE e BEBIDA LÁCTEA NÃO É IOGURTE.

A indústria brasileira têm feito várias modificações com o objetivo de aumentar o mínimo possível os preços de seus produtos e por isso tem feito alterações nas fórmulas do que produz. A saída encontrada foi a transformação de quase tudo em bebida láctea, que como viram acima, possuem um processo de produção mais simples e muito mais barato.

REALMENTE MELHORA O INTESTINO? E EMAGRECE?
Mas voltando ao Activia, muita gente compra o produto para, com o perdão da palavra, mas literalmente “ir mais vezes ao banheiro”, e através desse processo, perder peso. Primeiramente, uma coisa não está relacionada com a outra. O fato da pessoa ter um intestino que “funciona” mais que o de outras pessoas não vai torná-la mais magra. Tomar Activia para ter como objetivo ir mais vezes ao banheiro é o mesmo que comer produtos gordurosos. O efeito será absolutamente o mesmo.
O Activia poderá surtir algum efeito em relação ao funcionamento intestinal no início, pois é uma “novidade” para o corpo e o processo de fermentação dele com certeza surtirá efeito, mas depois a tendência é reduzir. Para algumas pessoas que já possuem um funcionamento intestinal regular, o Activia poderá até melhorar alguma coisa mas sem enormes efeitos. Talvez um iogurte natural desnatado até tenha um desempenho melhor caso seja esse o objetivo principal. Abaixo, as informações nutricionais de cada item.

E PRA BEBER, É BOM?
Em relação ao produto em si, o Activia é uma bebida láctea muito boa e saborosa de se tomar, de baixa caloria em todas as suas versões e um razoável índice proteico. Para uma dieta baixa em calorias, o Activia é muito bem indicado até porque é fabricado por uma empresa já com anos de experiência nesse setor. A Nestlé também faz excelentes produtos e muito saudáveis, produtos estes que iremos trazer aqui em outras oportunidades. Todos os sabores de Activia são bons, basta escolher o de sua preferência.

VALE A COMPRA?
Vale sim. Com um leque enorme de sabores, dificilmente você não encontrará algum que lhe agrade. O preço é acessível e quase sempre há promoções do Activia nos supermercados.

ONDE ENCONTRAR?
Em qualquer padaria, mercado, supermercado, hipermercado e atacado.