Aeroporto de Viracopos é um dos mais pontuais do mundo

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 7 de Janeiro de 2018 às 11:53

Com informações do Correio Popular
O Aeroporto Internacional de Viracopos apareceu pela primeira vez no ranking internacional de pontualidade divulgado pela consultoria inglesa OAG.

Entre os 20 aeroportos de médio porte que aparecem na lista, o terminal de Campinas foi considerado o 12º mais pontual do mundo.

O ranking é feito com base nos dados de 2017 e, além da pontualidade dos aeroportos, também indica o desempenho das maiores companhias aéreas e das “Top 20” rotas domésticas e internacionais mais movimentadas do mundo.





Foto: Aeroportos Brasil Viracopos




Os aeroportos são classificados e ranqueados de acordo com a capacidade: pequena, média, grande e mega, este último com capacidade de embarque e desembarque acima de 30 milhões de passageiros.

Viracopos aparece na categoria de aeroportos médios, com chegadas e partidas entre 5 e 10 milhões, e alcança uma pontualidade de 83,14%.

O líder entre os aeroportos médios é o de Birmingham, no Reino Unido, com pontualidade de 89,52%.

Entre os aeroportos brasileiros que aparecem nesta categoria estão ainda o aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em 4º lugar, com 84.96% de pontualidade, e o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com 84,33%.

Entre as razões que levaram Viracopos a ficar entre os 20 mais pontuais do mundo, quatro fatores são destacados.

O primeiro é a eficiência nos processos operacionais das companhias aéreas que atuam no terminal campineiro, com destaque para a Azul.

O tamanho do hub de Viracopos permite a rápida substituição de aeronaves em situações de contratempos operacionais.

A moderna infraestrutura é outro ponto, incluindo expansão do pátio e do próprio terminal de passageiros, que permitem atender com folga os passageiros e aeronaves, além da localização geográfica privilegiada, com condições meteorológicas favoráveis, ventos constantes em direções fixas e baixa incidência de nevoeiro.

Enquanto outros aeroportos do Brasil têm uma média de fechamento de 6 horas por mês, em Viracopos essa média chega a 6 horas por ano.




O quarto fator apontado por ele é a padronização de processos que garantiram a Viracopos o ISO 9001.

A certificação para o terminal de cargas foi renovado pela terceira vez e, no último ano, de 2017, Viracopos obteve a certificação para o terminal de passageiros.

A OAG tem como critério para o ranking a tolerância de até 15 minutos de atraso na decolagem para considerar o voo dentro do previsto. Os cancelamentos também estão incluídos.

A consultoria avalia somente as companhias aéreas com mais de 30 mil voos por ano, e aeroportos com embarque de mais de 2,5 milhões de passageiros no ano de 2017.

O relatório é baseado em 57 milhões de registros de voo usando dados de ano completo do ano passado.