Agora dizem que vai ter Wi-Fi gratuito na 13, no Taquaral e no Terminal Central!

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 3 de julho de 2017 às 09:45

Com informações do Correio Popular

Foto: Leandro Ferreira / AAN

O acesso ao Wi-Fi será liberado nas próximas semanas na Rua 13 de Maio, Lagoa do Taquaral e Terminal Central. O acesso, que já está liberado em 20 pontos em Campinas, entregará ao usuário uma velocidade de banda de 1 megabit. O custo de implantação das três novas áreas, segundo a Informática dos Municípios Associados, é de R$ 500 mil.

Na Lagoa do Taquaral serão 14 pontos de acesso. A rede de fibra óptica necessária ao serviço está sendo implantada. Um dos locais, o do kartódromo, que não tem ponto de energia, receberá painéis solares para garantir o abastecimento do sistema de Wi-Fi por energia fotovoltaica.

A previsão é abrir o acesso livre no aniversário de 243 anos da cidade, em 14 de julho, e segundo ele, o projeto é expandir o acesso à conectividade em todos os prédios públicos do Município.

Atualmente, o sistema recebe 1,26 milhão de acessos mensais — os mais usados são o da Prefeitura, com 560 mil acessos e do cruzamento da Avenida Francisco Glicério com a Rua Benjamin Constant, com 380 mil acessos mensais.

O acesso livre e gratuito à internet faz parte do Programa Campinas Digital, iniciado em 2009, com a inauguração da rede no Paço Municipal.

A velocidade disponível é de 1 megabit por usuário, mas ela pode variar em função da quantidade de acessos simultâneos, da distância em relação às antenas, do desempenho do equipamento (notebook/smartphone) utilizado e do tipo de conteúdo que está sendo acessado.

Já há acesso livre em locais como a Prefeitura, Centro de Convivência Cultural, Conjunto Habitacional Casas do Parque.