Com informações do Correio Popular

Foto: Leandro Ferreira / AAN
Na Lagoa do Taquaral serão 14 pontos de acesso. A rede de fibra óptica necessária ao serviço está sendo implantada. Um dos locais, o do kartódromo, que não tem ponto de energia, receberá painéis solares para garantir o abastecimento do sistema de Wi-Fi por energia fotovoltaica.
A previsão é abrir o acesso livre no aniversário de 243 anos da cidade, em 14 de julho, e segundo ele, o projeto é expandir o acesso à conectividade em todos os prédios públicos do Município.
Atualmente, o sistema recebe 1,26 milhão de acessos mensais — os mais usados são o da Prefeitura, com 560 mil acessos e do cruzamento da Avenida Francisco Glicério com a Rua Benjamin Constant, com 380 mil acessos mensais.
O acesso livre e gratuito à internet faz parte do Programa Campinas Digital, iniciado em 2009, com a inauguração da rede no Paço Municipal.
A velocidade disponível é de 1 megabit por usuário, mas ela pode variar em função da quantidade de acessos simultâneos, da distância em relação às antenas, do desempenho do equipamento (notebook/smartphone) utilizado e do tipo de conteúdo que está sendo acessado.
Já há acesso livre em locais como a Prefeitura, Centro de Convivência Cultural, Conjunto Habitacional Casas do Parque.