Ainda dá tempo de andar! “Ônibus branco” circula só até terça-feira, dia 17/01

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 16 de janeiro de 2017 às 17:11

O que é bom, dura pouco! O “ônibus branco” que está em circulação pela Itajaí Transportes Coletivos, na linha 212 – Terminal Itajaí / Circular Corredor Central finaliza seu período de testes nesta terça-feira, dia 17/01/2017.

A Itajaí recebeu o ônibus em um contrato de testes pelo período de 30 dias, que vence nesta terça-feira.  Os testes tem como objetivo verificar o desempenho do chassis e do motor Scania K-310. Existe a possibilidade da empresa ficar com o ônibus por mais um período, assim como ela ficou com aquele outro ônibus de testes, o de cor laranja e vemelho e que circula na linha 220 – Cambuí / Terminal Campo Grande: os testes dele eram para 30 dias, mas foram prorrogados por mais 30 dias.

Caso o “ônibus branco” seja aprovado, existe a possibilidade da Itajaí Transportes comprar algumas unidades do chassis, já que carroceria ela já tem 13 unidades em circulação porém com chassis Volvo B12M, e é bem provável que a carroceria não venha com ar condicionado acoplado pois seu custo de manutenção é muito alto.

Se a Itajaí pedir mais 30 dias para ficar com o ônibus, informaremos aqui para que todos tenham a oportunidade de dar mais uma voltinha e aproveitar o ar condicionado em meio a este calor infernal.

A DIFERENÇA ENTRE CARROCERIA E CHASSIS
Os ônibus, diferentes dos carros, são vendidos em duas partes: carrocerias e chassis. A empresa compra o chassis em um lugar e manda para uma fábrica montar a carroceria. Fazem parte do chassis o motor, as longarinas, os eixos, o sistema de direção, sistema de transmissão / câmbio, conexões de articulação (quando houver), entre outros componentes elétricos e de abastecimento. Já a carroceria é todo o resto: o salão de passageiros, os assentos, vidraçaria, itinerários, corrimãos, escadas, portas, etc.