Av. Campos Sales terá novo limite de velocidade: 40km/h

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 11 de dezembro de 2017 às 12:57

A Emdec começou nesta segunda-feira um novo processo de redução da velocidade máxima permitida na Avenida Dr. Campos Sales.

Com quatro faixas de rolamento, a via é um dos principais corredores do transporte público coletivo no Centro, com faixas exclusivas para os ônibus à direita e à esquerda.

Também possui intenso fluxo veicular e de circulação de pedestres.

A velocidade máxima permitida cairá de 50 km/h para 40 km/h.

Em agosto de 2016, a velocidade máxima permitida na via já havia abaixado de 60 km/h para 50 km/h, quando ocorreu a implantação de nova faixa exclusiva para os ônibus.








A alteração da sinalização viária, com a implantação de novas placas de trânsito, começa nesta segunda.

Nos próximos dias, a Campos Sales receberá equipamento de fiscalização eletrônica, que será implantado no semáforo do cruzamento com a Rua Álvares Machado.

O equipamento irá detectar o avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestre e velocidade.

O novo processo de transição da velocidade máxima na Campos Sales terá em torno de 45 dias, com o início da efetiva fiscalização na segunda quinzena de janeiro de 2018.

O período é necessário para a realização de teste assistido, pela Emdec; e nova adaptação dos motoristas.

Estudo técnico realizado pela Emdec constatou que a velocidade praticada pelos veículos na Avenida Dr. Campos Sales, principalmente no trecho próximo à Rua Álvares Machado, provoca riscos potenciais para a circulação dos pedestres.

O local tem intenso comércio, com pessoas transitando a todo o momento.

A via também possui declividade, que colabora para o desenvolvimento da velocidade.

Além da várias entradas e saídas de veículos, para os diversos estabelecimentos e estacionamentos ao longo da sua extensão.

A Campos Sales tem faixa exclusiva de ônibus à direita, da Rua 11 de Agosto até a Avenida Francisco Glicério; e também à esquerda, da 11 de Agosto até a Rua José Paulino.

Pelo local circulam 100 linhas de ônibus.

São 477 veículos vinculados à frota, com circulação média de 227 ônibus por hora. São nove pontos de embarque e desembarque.

Por dia útil, circulam pela via uma média de 15 mil veículos.