Campanha de vacinação contra a gripe vai até 9 de junho

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 28 de Maio de 2017 às 07:55

Foto: Reprodução EPTV

O Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 9 de junho – o prazo se encerraria nesta sexta-feira, 26. A decisão foi motivada pela baixa adesão do público-alvo da campanha.

O objetivo do governo federal é atingir a meta de vacinação de 90% do público-alvo, um porcentual maior do que em anos anteriores. Até a manhã desta quinta-feira, apenas 63,6% foram vacinados.

Nenhum grupo prioritário atingiu a meta de vacinação. Entre os públicos-alvo, os idosos registraram a maior cobertura vacinal, com 15,1 milhões de doses aplicadas, o que representa 72,4% desse público, seguidos pelas puérperas (71,2%) e pelos indígenas (68,6%).

SAIBA MAIS: Campinas também está nessa lista. Metas estão longe do ideal.




Pra quem a vacina está disponivel?

A vacina contra a gripe está disponível nos postos para crianças de 6 meses a menores de 5 anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais; e professores.

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também se dá por mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; e não compartilhar objetos de uso pessoal.

A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito.




O ODC te ajuda a chegar em alguns postos!

Se você quiser ir de ônibus para alguns postos de saúde, dê uma olhada nessas páginas, que mostram as linhas que passam em cada um deles!