Com informações do G1 Campinas e Correio Popular

Foto: Reprodução EPTV
A campanha tem como objetivo motivar a população da região a doar sangue, já que nesta época do ano há queda devido ao inverno. A redução dos doadores varia entre 5 e 8%.
SAIBA MAIS: feriados de Maio derrubaram os estoques, e ainda há muitos problemas
Ainda segundo a instituição, a situação do hemocentro é tão grave que se ocorrer um acidente com várias vítimas o atual estoque só seria suficiente para dois dias, sendo que o ideal seriam cinco dias de consumo de derivados de sangue.
Além disso, com o baixo estoque é grande o risco de cancelamento de cirurgias em diversos hospitais atendidos pelo hemocentro ou mesmo falta de sangue e hemoderivados para atendimentos de urgência e emergência.
Quem pode doar?
Indivíduos de 16 anos (acompanhado de responsáveis) a 69 anos, que tenham hábitos saudáveis. Há observações para quem tomou vacinas: quem recebeu a dose contra a febre amarela, não pode fazer doação pelo período de 30 dias; enquanto moradores que se imunizaram contra a gripe precisam esperar pelo menos 48 horas para realizar a doação. Quem tiver doenças crônicas precisa levar um relatório médico para a equipe avaliar se o sangue pode ser doado ou não.
Quer saber como faz pra doar sangue?
Mais informações podem ser obtidas diretamente com o Hemocentro pelo telefone 0800 722 8432. Os pontos de doação são:
- Hemocentro da Unicamp – de segunda a sábado, das 7h30 às 15h
Endereço: Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária - Hospital Municipal Dr. Mário Gatti – segunda a sábado, das 7h30 às 15h
Endereço: Avenida Prefeito Faria Lima, 340, Parque Itália - Hospital e Maternidade Celso Pierro (PUC-Campinas) – segunda a sábado, das 8h às 12h
Endereço: Avenida John Boyd Dunlop, 13.086, Jardim Aurélia - Unidade móvel no Largo do Rosário, Centro de Campinas
Horário de funcionamento é publicado pelo site do Hemocentro