Nesfit de Cacau e Cereais: é mais “fit” que um biscoito recheado? E saboroso?

Um biscoito recheado é muito mais saboroso, mas a Nesfit também é boa.

Hoje em dia os produtos tidos como “fitness” estão na moda, mas será que eles são tão saudáveis assim? Um dos produtos dessa linha que tem gerado grande discussão é a linha Nesfit, da Nestlé. Com vários sabores de bolachas (ou biscoito, como queiram) doces e salgadas, a linha Nesfit apresenta-se como “fit”, ou seja, direcionado para pessoas que buscam uma vida mais saudável. Mas será que é mesmo? Além das bolachas essa linha tem cereais matinais, barras, aveia, granola e bebidas. Fizemos um comparativo entre a bolacha doce Nesfit de sabor Cacau e Cereais, a mais “digerível”, digamos, pois alguns outros sabores são terríveis como a de laranja e cenoura mesmo, ou algumas versões salgadas (que algumas pessoas chamam de “biscoito de passarinho).

A de Aveia e Mel ainda está dentro das que são possíveis comer com prazer.

Essa é TENEBROSA, muito ruim!

O QUE É?
A bolacha Nesfit Cacau e Cereais é vendida em pacotes cilíndricos de 200g e podem ser encontrados em qualquer supermercado, panificadoras ou estabelecimentos que vendem produtos alimentícios em geral. Composta por diversos cereais granulados e cacau em pó, a Nesfit Cacau e Cerais é uma das mais vendidas da linha. A embalavem faz uma alusão a alta qualidade de vida, diz que é baixo em gorduras, mas sendo honesto, em nenhum momento a embalagem diz que ela emagrece ou que é um produto específico para pessoas que buscam emagrecimento.

AS DIFERENÇAS
Dêem uma olhada nas informações nutricionais da Nesfit Cacau e Cereais. A porção de 30 gramas tem 130 calorias, quase 8 gramas de açúcar e 4,5 gramas de gorduras totais, sendo que quase 1 grama é de gordura saturada. O diferencial aí é a gordura monoinsaturada e a poli-insaturada, tidas como “gordura boa”. De proteínas são 3,1 gramas e de carboidratos são 19g, já incluso aí a gramatura do açúcar.

As informações nutricionais da Nesfit de Cacau e Cereais.

Mas dêem uma olhada agora no produto Bono, a bolacha recheada também da Nestlé e hoje “demonizada” por muita gente por ser um dos responsáveis pelo acúmulo de gordura nas pessoas. Na mesma porção são 133 calorias (quase a mesma coisa). De carboidratos são 21 gramas, também quase a mesma coisa, porém com o diferencial que a Nestlé aí não informa qual é a parte correspondente ao açúcar (que deve ser muito maior). O total de gorduras é exatamente o mesmo: 4,5 gramas, ficando aí a diferença na gordura saturada, que é o dobro (1,4 na Bono e 0,7 na Nesfit). Ambas não tem gordura trans (a chamada gordura ruim) e de sódio, agora também uma grande vilã nutricional, são 63mg na Bono e 85mg na Nesfit.

As informações nutricionais da Bono de Chocolate.

A Bono de chocolate, também da Nestlé.

Mas vamos comparar mais um pouquinho, agora com a bolacha Passatempo, da mesma fabricante, na versão sem recheio. São 128 calorias (a menos calórica até o momento), 20 gramas de carboidratos, 2,8 de proteínas (quase o mesmo que a Nesfit) e 4,1 gramas de gordura (a menor de todas), sendo 0,7 de saturadas (igual a Nesfit). O sódio ficou em 80mg, menor que a Nesfit e maior que a Bono.

As informações nutricionais da Passatempo de Leite (sem recheio)

A Passatempo de Leite, também da Nestlé.

Para fechar, mais um comparativo, agora com uma bolacha de outra fabricante: a Waffer Maxi Chocolate da Bauducco, por sinal um produto que caiu muito de qualidade nos últimos tempos, tendo o recheio um dos itens que mais pioraram (fica um sabor de gordura rançosa no céu da boca após comer algumas unidades). Mas vamos lá:
São 156 calorias (a campeã, mais calórica, mas também com tudo feito de chocolate, seria o mínimo), 19 gramas de carboidratos (o mesmo que a Nesfit!!!), 1,5 grama de proteína (metade da Nesfit) e 8,1 gramas de gorduras totais (o dobro da Nesfit e quase o dobro da Bono), sendo que dessas, 4,5 são de gordura saturada (o triplo da Bono) e pasmem: 2,4 gramas de gordura monoinsaturada (mais que o dobro da Nesfit), e 54mg de sódio (a menor quantidade de todas).

As informações nutricionais da Maxi Bauducco Chocolate.

O Waffer Maxi Chocolate, da Bauducco.

AFINAL, O QUE COMER?
Isso tudo prova que não precisa ser radical na hora de comer e que se o produto não for orgânico ou específico para dietas, são quase todos a mesma coisa, com um sendo mais gorduroso mas com menos sódio, o outro sendo mais protéico mas com menos gorduras boas, e assim por diante. Não é porque a embalagem diz que contém cereal, produtos integrais, etc, que ele é mais saudável que um outro produto que pode ser mais saboroso. Permita-se comer de tudo um pouco, obviamente que sempre com moderação, pois tudo em excesso é o que vai engordar, seja a Maxi da Bauducco, seja a Nesfit da Nestlé.

TÁ, MAS E O SABOR?
É lógico que uma Bono de chocolate é muito mais gostosa que uma Nesfit de cacau, por exemplo. Não que a Nesfit não seja saborosa mas há grandes diferenças entre ambas. Entre todas as bolachas da linha Nesfit, a menos digerível, como disse acima, é a de laranja e cenoura (parece que a laranja virou uma gelatina esquisita no meio da massa, muito ruim). A de leite é razoável, e a de aveia e mel fica em segundo lugar entre as melhores. A Bono já foi melhor, assim como quase todas as bolachas do mercado. A impressão que ficou é que para não reajustar muito os preços em tempos de crise, as fabricantes reduziram a qualidade (e o tamanho também), mas é boa, uma das melhores recheadas do mercado. A Passatempo segue quase a mesma linha desde o início, sem muitos comentários adicionais a serem feitos. Já a Bauducco tem pecado em sua linha de bolachas. As massas se mantiveram as mesmas mas os recheios… Como também dito acima, o gosto da gordura é evidente em qualquer bolacha da fabricante, ficando uma sensação pastosa esquisita na boca. Não vale a compra.

VALE A COMPRA?
Da Nesfit, se for com o objetivo de emagrecer, não vale. Se for com o objetivo de comer algo diferenciado, vale a compra. Se for para comer o pacote todo pensando que não vai engordar, esquece.

ONDE COMPRAR?
Em qualquer supermercado, padaria, hipermercado, atacadista ou mercado de alimentos.