Começa terraplanagem para cabeceira da Ponte Estaiada de Hortolândia

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 13 de novembro de 2017 às 17:27

A Prefeitura de Hortolândia começou a topografia e terraplenagem no local onde está em construção a cabeceira da Ponte Estaiada.

A estrutura possibilitará o acesso de veículos à ponte, pelo Jd. Santa Rita de Cássia.

A obra consiste em uma rampa, de cerca de 84 metros, desde a rua José João da Silva, no Jd. Santa Rita de Cássia, até o início da ponte.

O serviço está orçado em R$ 2.875.116,33 e deve ser executado em seis meses.

De acordo com a Secretaria de Obras, além da rampa de acesso, a estrutura terá, nas laterais, ciclovia e calçamento para travessia de pedestres.








Este é o serviço que cabe à Prefeitura entre as ações necessárias para colocar a Ponte Estaiada para funcionar.

As obras viárias a partir da outra extremidade da ponte, no Jd. Novo Ângulo, é responsabilidade do Governo do Estado, uma vez que a estrutura fará parte do traçado do Corredor Metropolitano Noroeste “Vereador Biléo Soares”.

O projeto para construção da ponte teve início em 2011.

A Ponte Estaiada tem 700 metros de extensão, 16,9 metros de largura e 75 metros de altura. A estrutura está localizada entre o Jardim Santa Rita de Cássia e o Jardim Novo Ângulo.

Quando puder ser utilizada, vai integrar as regiões Leste e Oeste da cidade.

Além de ser cartão postal do município, a Ponte Estaiada também evitará que o trânsito regional que seguirá pelo Corredor Metropolitano entre em conflito com o tráfego local, desafogando a avenida da Emancipação.

Isso porque o projeto inicial do Corredor Metropolitano previa que a partir da avenida Olívio Franceschini, o trajeto regional seguisse pela avenida da Emancipação até a SP-101, via importante para a fluidez do tráfego local.




A obra de continuidade do Corredor Metropolitano Noroeste Vereador Biléo Soares é uma ação de responsabilidade da EMTU, que inclui a construção do acesso pela outra extremidade da ponte, na Avenida Projetada, localizada no Jardim Nova América, na região do Jardim Novo Ângulo, entre outras intervenções viárias necessárias para ligar a ponte até a SP-101, por meio da via expressa de ônibus.

A licitação foi lançada em agosto e a previsão do Estado é de que as obras comecem em 120 dias.

O projeto do Corredor Metropolitano prevê obras em um trecho de 4,8 quilômetros que liga Hortolândia, Sumaré e Campinas.

No perímetro de Hortolândia, o serviço compreende obras a partir da Ponte Estaiada, passando pelo Jardim Nova América, até chegar à rodovia SP-101, na entrada do Jardim Boa Vista, próximo ao presídio, onde será implantado o novo trevo de acesso à cidade, no quilômetro cinco da rodovia.

Também estão previstas duas alças de acesso à rodovia SP-101 sobre a ferrovia, além de duas estações de transferência, uma no Jd. Rosolen e outra no Parque Peron.