Começou a concretagem de um trecho do BRT

A implantação do primeiro trecho do corredor BRT Campo Grande entra na fase de concretagem após obras de pavimentação, iniciadas em 18 de outubro; e conclusão das galerias para escoamento das águas pluviais, que começou em 9 de outubro.

O trecho segue do canteiro de obras, na confluência dos bairros Botafogo e Bonfim, pelo leito do VLT, até Avenida John Boyd Dunlop, na altura da Vila Teixeira.








O canteiro de obras e o trecho que recebe os trabalhos fazem parte do Lote 1 da implantação do BRT.

O Lote 1 compreende o trecho 1 do Corredor Campo Grande, que é a ligação entre a região central até a Vila Aurocan, com extensão de 4,3 km; além de todo corredor perimetral, com 4,1 km.

O responsável pelo Lote 1 é o Consórcio Corredor BRT Campinas, formado pela Arvek, D. P. Barros, Trail, Enpavi e Pentágono. O valor total do lote é de R$ 88,9 milhões.

O trajeto passa sob vias importantes, como as avenidas Lix da Cunha e John Boyd Dunlop.

“A implantação dos corredores BRT no município está de vento em popa. Estamos executando cada etapa do trabalho de acordo com o planejamento previsto, para entregar todo o projeto concluído no primeiro semestre de 2020. As intervenções viárias começam em março de 2018 e trabalhamos para que haja o menor impacto possível para a população”, enfatizou Barreiro.

O BRT campineiro irá beneficiar cerca de 450 mil pessoas que residem nos distritos do Campo Grande e Ouro Verde. Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – terão custo total de R$ 451,5 milhões.

Serão 36,6 km de corredores, com tempo total de obras de três anos, contados desde maio de 2017.

O sistema BRT contempla estações de transferência e infraestrutura adequada; veículos articulados ou biarticulados; corredores exclusivos com espaços para ultrapassagens; embarque e desembarque pela esquerda (junto ao canteiro central das avenidas); embarque em nível; e pagamento desembarcado. O sistema será mais seguro, rápido, eficiente e confiável.




O BRT Campo Grande terá 17,9 km de extensão, saindo da região central, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), John Boyd Dunlop e chegando ao Terminal Itajaí.

Serão construídas 12 obras de arte (pontes e viadutos).

No Ouro Verde serão 14,6 km de extensão, saindo da região central, seguindo pela João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim até o Terminal Vida Nova.

Nesse trajeto serão construídas quatro obras de arte (pontes e viadutos).

Entre os dois corredores haverá um corredor perimetral com 4,1 km de extensão, ligando a Vila Aurocan até o Campos Elíseos, seguindo pelo leito desativado do VLT.