Com o passar do tempo, o nosso corpo vai sofrendo as consequências do descuido e adquirindo um aspecto menos jovial.

O dia-a-dia corrido: obrigações com a família, com o trabalho, a fadiga, cansaço, ansiedade, estresse, falta de tempo e entre outros, são fatores que podem ser obstáculos para quem deseja a manter boas práticas com a pele e até mesmo com a saúde em geral.

É claro que, existem os procedimentos cirúrgicos e tratamentos estéticos, mas que custam dinheiro e riscos, ou seja, se você quer evitar futuras cirurgias plásticas e deseja ter uma pele viçosa e saudável, precisa incluir bons hábitos na sua rotina diária.

Para isso, confira algumas dicas que são totalmente simples e fáceis de executar, e que ajudam e muito para a saúde de sua pele.








Limpeza diária

Para uma pele ser considerada jovem e bonita, ela precisa estar livre de agentes que deixam a pele oleosa e sem vida, como: poluentes, pó e resíduos de maquiarem. A primeira dica é priorizar a limpeza diária, utilizando sabonetes específicos para o seu tipo de pele. Para potencializar os efeitos da limpeza, aplicar um bom esfoliante ajuda na remoção das células mortas, o que deixa a pele mais lisinha e evita o aparecimento de cravos e espinhas.

Tenha em mente que a adoção de uma higienização adequada prepara a sua pele para cuidados adicionais.

Protetor Solar

Um dos fatores que mais compromete a saúde da nossa pele é a exposição ao sol sem o uso protetor solar. Embora o efeito não seja imediato, com o tempo surgem as indesejáveis manchas e rugas e inclusive, essa falta de cuidado também aumenta a possibilidade de desenvolver doenças. Para evitar futuras complicações, proteja-se usando filtro solar diariamente, mesmo com o templo nublado.

Se você estiver na praia, piscina ou praticando exercícios físicos, o protetor deve ser reforçado a cada duas horas, visto que a água e o suor retiram o produto da pele com certa facilidade.

Lembre-se! Evite a exposição ao sol entre dez da manhã e quatro da tarde, pois durante este período os raios ficam bem mais intensos e perigosos.

Hidratação

Uma outra questão importante que deve ser adotada é passar o creme hidratante para a pele. A boa hidratação é essencial para manter viço, além também de evitar o ressecamento, descamação, irritação, envelhecimento e infecções.

Beber bastante água (recomendável 2litros por dia) também é uma forma de manter a pele saudável e evitar a desidratação, ou seja, a hidratação deve ser mantida por dentro e por fora.

Mude Hábitos

Evite fumar, já que o cigarro reduz o número de capilares (vasos sanguíneos) que irrigam a pele, diminuindo o fluxo sanguíneo na região, além de causar rugas e manchas. O estresse também deve ser evitado, pois a pele sente os efeitos de uma vida excessivamente desgastante.

Ao tomar banho, opte por água em temperatura morna, uma vez que altas temperaturas irritam e ressecam a pele. E principalmente: ter uma boa alimentação ajuda e muito no tratamento da pele, além é claro para a saúde em geral.