Conheça o “ônibus branco” de testes com ar condicionado que está na Itajaí; Veja fotos e como andar nele

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 9 de Janeiro de 2017 às 21:32

A Itajaí Transportes Coletivos, empresa que opera na área 2 – Vermelha em Campinas, está testando um ônibus articulado com chassis Scania. O veículo possui carroceria Marcopolo Viale BRT, igual que a empresa já possui sobre chassis Volvo B12M. O chassis é o Scania K310 com motorização traseira. Para aumentar a refrigeração do motor e seus componentes, na parte traseira há uma enorme grade, bastante diferente do que estamos acostumados a ver por aí.

Esse veículo de testes tem a configuração específica para corredores exclusivos BRT, com portas altas sem escadas no lado esquerdo. Como Campinas ainda não tem nenhum corredor nessa configuração, obviamente elas não funcionam. Ele também é equipado com ar condicionado, que é ligado na maioria das viagens. Poderá ocorrer de o ar estar desligado, provavelmente para o acompanhamento do desempenho do veículo já que trata-se da realização de testes operacionais com passageiros em linha.

A grande diferença entre o chassis da Scania para o da Mercedes-Benz no ônibus articulado é a posição do eixo do último vagão. Mais recuado para a traseira, o da Scania evita o chamado “efeito gangorra”, mantendo a estabilidade durante a passagem por valetas ou lombadas. Já o da Mercedes-Benz, apesar de ser também de motorização traseira, o eixo é localizado no centro do vagão, o que acaba causando grandes solavancos durante a passagem em desníveis. É por isso que em alta velocidade alguns passageiros chegam a sair dos bancos nos fundos, sendo lançados para o alto. No Scania isso não acontece.

SCANIA EM CAMPINAS
Atualmente, Campinas tem apenas quatro ônibus com chassis Scania em operação na cidade, e todos são da Coletivos Pádova, na configuração convencional piso-baixo e chassis K230. Esses veículos vieram usados da cidade do Rio de Janeiro e todos deverão estar em operação muito em breve. Até o momento, circulam apenas dois.

COMO USAR
O veículo está sendo testado diariamente, inclusive aos domingos, na linha 212 – Terminal Itajaí / Corredor Central. Ele tem o prefixo 2997. Para localizá-lo, basta procurar em linha no aplicativo CittaMobi.