Conheça os ônibus da Onicamp que não têm alavanca de câmbio e não são automáticos

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 5 de Fevereiro de 2017 às 09:11

Modelo: Neobus Mega Plus
Chassis: Volksbus 17 230 OD
Empresa: Onicamp Transportes Coletivos
Quantidade na frota: 7 unidades
Ano de fabricação: 2013
Prefixos: 4897 a 4903

Os sete veículos desse lote da Onicamp Transportes Coletivos possuem uma peculiaridade que proporciona mais conforto para o motorista e também para os passageiros do ônibus. Equipados com o câmbio automatizado V-Tronic, os ônibus desse lote não possuem a alavanca de câmbio. A mudança das marchas acontece como no sistema manual, porém a transmissão acontece de forma automatizada, de acordo com o desempenho do veículo na rua. Esse sistema deixa o ônibus mais seguro e muito mais confortável de ser conduzido. A MAN Latin America disponibilizou três vídeos que explica todo o funcionamento desse sistema: parte 1, parte 2 e parte 3.

Foto apenas ilustrativa de um outro modelo de ônibus da Onicamp que possui o mesmo sistema de transmissão. Na lateral direita está o painel de comando do câmbio V-Tronic, com 6 botões.

Ademais, esses veículos são convencionais simples e um pouco mais curto que os demais. Possuem bancos simples com estofado, piso de alumínio e itinerário eletrônico branco na frente e na traseira. Três deles possuem quatro portas (duas de cada lado) e os outros quatro possuem três portas (todas do lado direito).