Conhecemos o mais novo ônibus elétrico-híbrido da Itajaí Transportes Coletivos

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 8 de outubro de 2017 às 14:10

A Itajaí Transportes trouxe para somar à sua frota mais um ônibus elétrico híbrido.

Trata-se do Caio Millennium BRT com chassis Volvo B215RH. Essa unidade tem piso rebaixado, que facilita o embarque e o desembarque dos passageiros e traz uma novidade para o transporte campineiro: a disponibilização de entradas USB para recarga de dispositivos eletrônicos.

É o primeiro ônibus da cidade com esse serviço.








O veículo elétrico híbrido trabalha com um sistema diferente dos apenas elétricos. Com dois motores (um a diesel e um elétrico), ambos funcionam alternadamente.

Quando está em movimento, funciona o motor a diesel que ao mesmo tempo está carregando as baterias do motor elétrico.

Quando o ônibus para, seja no semáforo, seja no ponto para embarque ou desembarque, o motor a diesel desliga e liga automaticamente o elétrico, que não polui.

No arranque, está trabalhando o motor elétrico que logo na sequência dá lugar para o motor a diesel voltar a funcionar.

Esse sistema, bastante divulgado pela Volvo no Brasil e usado em diversos países europeus, polui muito menos e traz um grande ganho com economia de combustível para a empresa.




A Itajaí já teve um outro ônibus híbrido, com carroceria Marcopolo Viale BRT e piso alto, porém foi devolvido pois estava apresentando muitos problemas (lembrando que aquela unidade era de testes da Volvo e já tinha rodado um bom tempo em Curitiba).

Esta nova unidade é zero quilômetro, dando a chance para a Itajaí iniciar um teste com melhores resultados.

A unidade possui assentos com estofados simples, carregadores USB (dois por conjunto de dois assentos), itinerários eletrônicos na frente e na traseira, piso rebaixado para embarque e desembarque, três portas, catraca imediatamente à frente.

Ao contrário do que havia sido comentado, essa unidade não é equipada com ar condicionado. O veículo comporta 39 passageiros sentados e 58 em pé.

A carroceria é Caio Millennium BRT, a top de linha da encarroçadora Caio Induscar.

Veículo possui carregadores USB.

A empresa ainda não definiu em qual linha o novo ônibus irá circular, porém é bem provável que opere na linha 220 (Terminal Campo Grande – Circular Cambuí), onde já rodam ônibus elétricos.

Desde que iniciou sua operação na região do Campo Grande em 2005, a Itajaí Transportes já testou várias tecnologias em diversos ônibus e costumeiramente renova a sua frota com o que oferece melhores resultados.

Predominantemente a frota da Itajaí é composta por ônibus com chassis Volvo e Volkswagen, e algumas poucas unidades de Mercedes-Benz.

* Agradecemos à Itajaí Transportes por nos ter aberto as portas para podermos fazer os registros e à Transurc pela atenção dispensada.





Apenas 458km rodados