Doação de sangue cai com vários feriados na sequência

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 28 de abril de 2017 às 07:00

Com informações do G1 Campinas e CBN Campinas

Foto: CEDOC / Correio Popular

A sequência de feriados trouxe um problema para o Hemocentro da Unicamp. O Diretor do Serviço de Coleta do Hemocentro, Vagner de Castro, conta que é normal que haja queda no volume de doadores em semanas com feriado, mas que a sequência de três finais de semana com feriado prolongado prejudica a recuperação dos estoques.

A preocupação aumenta em virtude da queda de temperaturas, chuvas e estoque crítico, que prejudicam ainda mais a recuperação. A queda impacta todos os tipos de sangue, mas há a maior preocupação com os sangues do tipo RH negativo, que representam 12% da população do país.

Caso o estoque total fique abaixo de 50%, é grande o risco de cancelamento de cirurgias em diversos hospitais atendidos pelo Hemocentro ou mesmo falta de sangue e hemoderivados para os atendimentos de urgência e emergência.

Há uma necessidade especial de doações por quem tem sangue tipo RH negativo (A, B, AB e 0), uma vez que é mais difícil a reposição do estoque. Segundo a Unicamp, atualmente ele representa menos de 12% da população mundial.



Quem pode doar?

Indivíduos de 16 anos (acompanhado de responsáveis) a 69 anos, que tenham hábitos saudáveis. Há observações para quem tomou vacinas: quem recebeu a dose contra a febre amarela, não pode fazer doação pelo período de 30 dias; enquanto moradores que se imunizaram contra a gripe precisam esperar pelo menos 48 horas para realizar a doação. Quem tiver doenças crônicas precisa levar um relatório médico para a equipe avaliar se o sangue pode ser doado ou não.

Quer saber como faz pra doar sangue?

Mais informações podem ser obtidas diretamente com o Hemocentro pelo telefone 0800 722 8432. Os pontos de doação são:

  • Hemocentro da Unicamp – de segunda a sábado, das 7h30 às 15h
    Endereço: Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária
  • Hospital Municipal Dr. Mário Gatti – segunda a sábado, das 7h30 às 15h
    Endereço: Avenida Prefeito Faria Lima, 340, Parque Itália
  • Hospital e Maternidade Celso Pierro (PUC-Campinas) – segunda a sábado, das 8h às 12h
    Endereço: Avenida John Boyd Dunlop, 13.086, Jardim Aurélia
  • Unidade móvel no Largo do Rosário, Centro de Campinas
    Horário de funcionamento é publicado pelo site do Hemocentro