Em Hortolândia, PEVs são opções para descartar TVs velhas

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 15 de novembro de 2017 às 13:22

Com o fim da transmissão do sinal analógico na região de Campinas, no dia 29 deste mês, o que fazer com o televisor antigo, quebrado ou obsoleto, incompatível com o sinal digital?

A Prefeitura de Hortolândia orienta os munícipes que optarem por comprar novo aparelho de TV a descartar o antigo receptor de modo ambientalmente correto, a fim de evitar contaminação de pessoas e danos ao meio ambiente.

No município, a Administração oferece nove locais para o descarte adequado destes equipamentos.

São dois pontos de descarte específico de eletroeletrônicos e sete PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros materiais recicláveis).








Os pontos de descarte de eletroeletrônicos ficam na cantina do Paço Municipal “Palácio das Águas”, no Remanso Campineiro, e na portaria do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.

Os PEVs são espaços fechados e seguros, onde os moradores podem descartar, gratuitamente, o chamado “lixo eletrônico”, bem como resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, dentre outros.

Todos os PEVs abrem diariamente, de domingo a domingo, inclusive nos feriados, das 8h às 12h e das 13h às 18h. A única exceção é o PEV Orestes Ôngaro, que por estar localizado dentro do Aterro de Inertes, funciona em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Nos PEVs não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde.

No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa mensalmente (1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros).

“Alertamos a população para que não descarte televisões nem antenas de forma irregular, nas calçadas ou em terrenos baldios. O município oferece equipamentos próprios para descarte correto. Além de contribuir para o meio ambiente, ajuda a manter a cidade limpa e evita multa por descarte irregular”, orienta a secretária-adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento.

O descarte ilegal de resíduos é crime ambiental e pode resultar em multas que variam de R$ 160,43 até R$ 32.068, 00. Qualquer pessoa pode denunciar casos de descarte irregular. Basta enviar mensagem de texto, foto ou vídeo por meio do aplicativo Whatsapp (19) 99976-1840 para a equipe de Fiscalização Ambiental.

Por meio de parceria com o governo federal, a Prefeitura de Hortolândia promove o programa Seja Digital, que garante o acesso de famílias de baixa renda à TV digital por meio da distribuição gratuita de kits com antena e conversor digital.

Neste caso, o munícipe pode manter os televisores antigos, desde que utilize o kit de equipamentos compatíveis com o sinal digital.

A distribuição é de responsabilidade da empresa Seja Digital. Dados enviados à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social pela empresa Seja Digital mostram que, em Hortolândia, 13.500 famílias de baixa renda já retiraram o conversor.

A expectativa é, até o final do prazo, 29/11, atender cerca de 17.500 famílias com este perfil.




A solicitação do kit pode ser feita em um dos quatro CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) existentes na cidade: Amanda (Rua Washington Luiz, 977, Jd. Amanda II), Rosolen (Rua Guido Rosolen, 177, Jd. Rosolen), Vila Real (Rua José Cavalcanti, 204, Vila Real) e Novo Ângulo (Rua Francisco Bereta, 330, Jd. Novo Ângulo).

Os interessados ainda podem se cadastrar e fazer o agendamento pelo telefone 147 ou pelo site www.sejadigital.com.br.

Após o agendamento, a pessoa deverá aguardar mensagem por SMS da empresa para a retirada do kit na agência do Correio localizada na Rua Senhorinha Matilde da Silva, 120, Jardim das Paineiras.

Para fazer o cadastro na hora do atendimento é preciso levar CPF e NIS (Número de Identificação Social).

Confira o endereço dos PEVs e dos pontos de descarte de eletrônicos

  • PEV 1 – Auxiliadora
    Rua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva
  • PEV 2 – Adelaide
    Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo
  • PEV 3 – Parque Gabriel
    Avenida Joaquim Martarolli, 2005
  • PEV 4 – Interlagos
    Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5)
  • PEV 5 – Vila Real
    Rua Orlando Cavalcante, esquina com a Rua Joaquim Gregório de Moraes
  • PEV 6 – Jardim Amanda
    Rua Augusto dos Anjos, s/n
  • PEV 7 – Pq. Orestes Ôngaro
    Rua Rio Pardo (antiga Rua 13), 50
  • Descarte de eletrônicos 1: Cantina do Paço Municipal “Palácio das Águas”
    Av. Olívio Franceschini, 2.500, Remanso Campineiro
  • Descarte de eletrônicos 2: Portaria do Pq. Irmã Dorothy
    Rua Manoel Antônio da Silva, 415, Jd. Nossa Senhora de Fátima