Em Sorocaba, Zoológico Municipal está cheio de atividades

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 11 de outubro de 2017 às 22:23

No dia 20 de Outubro, o Zoológico Municipal Quinzinho de Barros completa seus 49 anos de fundação. Para celebrar essa data, a Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins elaborou um mês cheio de atividades, para todos os públicos, gratuitamente.

Nesta semana de feriado nacional, o zoo conta com ações até domingo, para que toda a comunidade possa participar, aprendendo sobre a história do zoológico, os animais e os trabalhos para a preservação de espécies e do meio ambiente.








Desde esta terça-feira os visitantes podem acompanhar nas vitrines do Museu de Zoologia uma exposição sobre as espécies de primatas, exibindo alguns animais empalhados e identificados de acordo com a espécie e natureza.

O museu também expõe algumas caveiras e ossadas de diferentes animais; além de celebrar o Dia das Bruxas, a atividade mostra a diversidade da anatomia entre as espécies, despertando o interesse em conhecimento dos visitantes.

No feriado do dia 12, celebra-se também o dia do Lobo Guará: uma espécie em extinção, típica do cerrado brasileiro e que vive no zoo de Sorocaba.

Como comemoração, o zoológico disponibilizará informações e curiosidades sobre a espécie e, às 15 h, realizará a entrega de um bolo para os animais.

O agrado será feito de alimentos que são permitidos na dieta dos animais e será preparado com a ajuda das crianças presentes que desejarem participar da atividade.




Ainda no feriado, o zoo receberá a peça “Quanto mais mico (e lobo) Melhor!”, que conta a história de uma fêmea de mico-leão-dourado que vai fazer uma visita a suas primas em Sorocaba e encontra um lobo guará no meio do caminho. A atividade acontecerá às 10h e às 14 h no gramado em frente ao lago para todos os visitantes.

Como parte das comemorações, esse ano celebramos o Ano do Mico, onde a população poderá participar da escolha do nome de exemplares fêmeas de mico-leão-dourado que vivem no Quinzinho de Barros.

Os nomes sugeridos fazem referência a características da mata atlântica, de onde os animais são nativos.

Para participar, basta votar pelo site ou comparecer no zoo no dia 12, onde terá uma urna disponível em frente ao lobo guará. Os nomes serão anunciados no dia 29/10, às 14h, com a entrega de um bolo para os animais, que também será preparado de acordo com as necessidades nutricionais da espécie.

O zoológico municipal Quinzinho de Barros fica na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, aberto das 9 h às 16, de terça a domingo.