Febre amarela: Campinas terá 80 doses de vacina por centro de saúde

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 14 de abril de 2017 às 11:51

Com informações da CBN Campinas

Os 64 postos e centros de saúde de Campinas vão contar com 80 doses da vacina contra a febre amarela por dia a partir desta segunda-feira. Com a medida, os agendamentos que eram realizados por telefone ou pela internet deixarão de acontecer. Mas a secretaria de saúde vai cumprir com o calendário de quem conseguiu marcar dia e hora para receber a dose da vacina. A medida foi tomada porque a situação que gerou o alerta a partir da zona rural de Sousas está controlada, com a imunização de mais de 75 mil pessoas que moram ou frequentam as áreas apontadas como de risco na cidade.

Segundo o departamento de vigilância em saúde, Campinas é um município seguro em relação a febre amarela, mesmo com a confirmação de um segundo caso suspeito da doença em um homem que mora no distrito de Sousas. A secretaria confirmou também que outros dois macacos encontrados mortos na mesma região foram vítimas da febre amarela, o que aumenta para cinco o número de primatas com a doença na cidade.

O secretário de saúde de Campinas, Cármino de Sousa, disse que a disponibilização das vacinas nos postos de saúde será permanente e que não é intenção da administração realizar uma campanha de vacinação em massa da população da cidade. Ele explica que se isso acontecesse, aumentaria o risco de problemas relacionados à reação.

Nesta segunda-feira começa também a campanha de vacinação contra a influenza e a expectativa da secretaria de saúde é imunizar cerca de 250 mil pessoas, tendo como público alvo as pessoas com idade superior a 60 anos. A secretaria de saúde informou que não há contra indicação para quem desejar se vacinar contra a febre amarela e a influenza no mesmo dia.