FemiTaxi: Campinas vai receber em breve solução para o fim do assédio em aplicativos e taxis

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 29 de Maio de 2017 às 09:01

Campinas em breve vai ter uma solução para o assédio de mulheres que usam ou dirigem aplicativos de transporte: o aplicativo FemiTaxi.

Segundo o CEO, Charles-Henry Salem, empresário de 26 anos, o surgimento do aplicativo corrobora com as lutas atuais dos movimentos sociais feministas e permite uma maior igualdade entre os gêneros, tanto para as usuárias quanto para as motoristas.

Além das corridas feitas exclusivamente por mulheres, o FemiTaxi oferece descontos para quem o utiliza, como para as usuárias que compartilharem o cupom de desconto – podendo chegar a R$ 50 –, para quem indicar o app para amigas e para determinadas formas de pagamento, que podem chegam à 30% do valor final da corrida.

Segundo pesquisa realizada pela 99 Táxis com 60 mil mulheres, 56,5% delas se sentem mais seguras em pegar transportes conduzidos por outras mulheres, por medo do assédio.

O app funciona, por enquanto, na Grande São Paulo e já conta com mais de 130 taxistas cadastradas, de acordo com o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores nas Empresas de Táxis do Estado de São Paulo (Simtetaxis-SP). Para o próximo ano, no entanto, o aplicativo estuda também entrar nos mercados do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte.

Criado há pouco tempo, o FemiTaxi baseia seu conceito em pesquisas de mercado, que constataram o crescente interesse do público feminino por motoristas mulheres. Dentre as pessoas pesquisadas, 56,5% das usuárias disseram que gostariam de ter a opção de serem atendidas por motoristas mulheres, já 20,8% das passageiras afirmaram compartilhar o trajeto com amigos como forma de segurança. A pesquisa escutou 1,8 mil usuários de aplicativos de transportes.

O aplicativo FemiTaxi está recrutando motoristas do sexo feminino. As inscrições já estão abertas e ele deve começar a operar em julho. Para se candidatar: www.femitaxi.com.br.