Festa da Uva em Vinhedo é cancelada

Com informações do G1 Campinas
A crise econômica fez Vinhedo cancelar a edição da Festa da Uva deste ano. A informação foi confirmada pela Prefeitura. O evento tradicionalmente ocorria na primeira quinzena de fevereiro.

A Prefeitura afirmou que o cancelamento da festa faz parte de um conjunto de medidas para equilibrar as finanças do município e ressaltou que a ideia de fazer o evento em outra data foi cogitada, mas que não foi possível porque a época da safra da uva já passou.

No entanto, a administração municipal garantiu que o cancelamento vale apenas para esta edição e que no ano que vem o evento será realizado no mês de fevereiro, mas em novo formato.

 

Confusão em show motivou ação do Ministério Público

Em 2016, uma confusão ocorreu por causa do volume de público que queria estar presente no show da dupla sertaneja Jorge & Mateus. Nas redondezas do local da festa, o trânsito ficou engarrafado nos arredores, afetou rodovias da região e algumas pessoas que tentavam chegar no evento de ônibus forçaram as portas e saídas de emergência de coletivos para seguir a pé para o parque municipal.

Logo após o ocorrido, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo acatou o pedido da promotoria e limitou o público diário a 10,5 mil pessoas – sendo 9 mil para a área de show e 1,5 mil para o restante do parque. O número, aliás, é o determinado no alvará de funcionamento do parque. A medida ocorreu dois dias antes de um dos shows mais esperados, o da cantora Anitta.

A Prefeitura salientou que o evento foi remodelado para atender os parâmetros acordados com o Ministério Público por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Entre as mudanças está a concessão do espaço, por intermédio da modalidade de chamamento público, às empresas sediadas em Vinhedo que tenham interesse em organizar o evento.

Já no caso de shows, a empresa escolhida terá a responsabilidade de contratação, sem quaisquer custos e ônus para o município. Além disso, serão disponibilizados 14 espaços gratuitos para os artesãos de Vinhedo.