Horto Florestal de Sumaré comemora aniversário inaugurando trilha ciclística

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 27 de outubro de 2017 às 20:57

Acontece no dia 28 de outubro, das 9 às 16 horas, a Festa dos 100 anos do Horto Florestal, organizada pela Prefeitura em parceria com a Associação Pró-Memória.

Para comemorar o centenário da principal área verde da cidade, uma programação especial e totalmente gratuita está sendo preparada a toda a população.

O evento acontece também em alusão ao Dia da Memória.








Entre as atrações haverá apresentações culturais de música, teatro, entre outros; doação de livros da Associação Amigos da Biblioteca; exposição fotográfica dos 100 anos do Horto; passeio gratuito de jeep para crianças, além de brinquedos infláveis, slackline, distribuição de pipoca e algodão doce, barracas de artesanato e de alimentação.

Ainda será inaugurada durante a festa a trilha “Horto Bike Park”, com um passeio ciclístico. São aproximadamente 5km de percurso e, para participar, basta comparecer no dia do evento com sua bicicleta e equipamentos de segurança comuns.

Das 9h às 12h, a trilha estará liberada para passeios livres.

Das 14h às 16h, haverá provas para a volta mais rápida.

O Horto Florestal de Sumaré surgiu em 1917, quando a Companhia Paulista de Estradas de Ferro adquiriu de Antonio de Oliveira Valente uma gleba de 355 alqueires para o plantio de eucaliptos.

Em 1921, o Governo Federal estabeleceu um prêmio de 150 réis para cada árvore que se plantasse, pelo prazo de três anos.

A Companhia Paulista plantou então 2.885.000 eucaliptos, formando o Horto de Sumaré.

Hoje, dos 355 alqueires originais, restam pouco mais de 92 em domínio da Prefeitura de Sumaré.

No ano de 2000, o Município criou o Parque Ecológico do Horto Florestal, através da Lei nº 3.496.

A Prefeitura mantém no local o Viveiro de Mudas, trilhas para caminhadas de percurso rápido e a represa do Horto também é fonte de abastecimento de água à parte da população.

O Horto Florestal está localizado na Estrada Municipal Teodor Condiev, que liga as cidades de Sumaré (região central) e Hortolândia.