Meningite assombra Campinas

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 3 de junho de 2017 às 10:55

Com informações do Correio Popular
Campinas registrou nos primeiros cinco meses deste ano 81 casos de meningite infecciosa. A doença pode ser provocada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas.

Segundo a Secretaria de Saúde, foram 48 notificações da forma viral, 32 da bacteriana, e 1 registro não teve classificação. Durante todo o ano de 2016, foram confirmados 199 casos.

A meningite é um processo inflamatório das meninges — membranas que envolvem o cérebro e podem ser causadas por diversos agentes.

Dos 32 casos de meningite bacteriana, foram registrados quatro casos de meningocócica e quatro de pneumocócica, as duas formas consideradas mais graves.

No caso da meningocócica, a transmissão é de pessoa para pessoa, no entanto, os casos registrados em Campinas ocorreram em bairros distantes e não houve necessidade de realizar bloqueio.

Nessa situação, a vigilância tem o papel tanto de identificar a bactéria como adotar medidas de proteção para outras pessoas que tiveram contato.

A meningite ocorre durante todos os meses do ano e é preciso cuidado devido à maior incidência durante o Inverno, época de temperaturas mais frias e tempo seco.

Pelo menos dois terços de todos os casos de meningites por meningococo são causas pelo meningococo C, que é o subtipo mais frequente da doença.

Vacina é oferecida para crianças

A vacina para o meningococo C é oferecida no SUS para crianças, aos três, cinco e 12 meses (grupo mais vulnerável). A meningite C representa cerca de 60% a 70% dos casos da doença no País, segundo o Ministério da Saúde.

Em 2017, o Ministério aumentou a quantidade da vacina do tipo C, com objetivo de reforçar a eficácia. Com o passar dos anos, pode haver diminuição da proteção após a imunização, que acontece na infância.

A vacinação também vai ser oferecida para adolescentes (ambos sexos) de 9 a 13 anos, gradativamente, entre 2017 e 2020. Este ano são adolescentes de 12 a 13 anos e, a cada ano, será acrescida nova faixa etária em ordem decrescente.




O ODC te ajuda a chegar em alguns postos!

Se você quiser ir de ônibus para alguns postos de saúde, dê uma olhada nessas páginas, que mostram as linhas que passam em cada um deles!