Não quer carne? Vai de Proteína de Soja. É muito parecido com carne moída. E é mesmo.

Na semana passada falamos de refrigerante, algo que muita gente renega e acaba deixando de beber por conta de fins estéticos e até de saúde, apesar de que, convenhamos, é muito bom. Um bom refrigerante bem gelado faz toda a diferença na hora de matar a sede (seja para adoçar a boca, seja para deixar ainda mais com sede, pedindo água no final).
Mas desta vez vamos falar de um produto que tem sido muito comentado em várias partes da cidade e não tem sido muito fácil de encontrar, mas que provamos recentemente e confessamos que foi uma surpresa enorme. Em meio a tantas polêmicas quanto à qualidade das carnes brasileiras depois da operação da Polícia Federal, muita gente tem procurado alternativas mas infelizmente elas são bastante escassas mas uma chamou muito a atenção e decidimos provar.
A Camil tem em mercado uma proteína de soja texturizada não-transgênica que à primeira vista parece ração para gatos. A aparência é extremamente esquista, mas compramos e resolvermos preparar como carne moída. As sugestões no site da Camil mesmo é cozinhar como se fosse uma carne moída.
Na hora de consumir, veio a grande surpresa: é muito parecido com carne bovina. É possível até preparar a proteína de soja, servir e falar que é carne moída que passa praticamente imperceptível. Pode ser cozida com molho, servir de recheio para panquecas e até comer com arroz que o sabor é muito bom.
A única coisa que preocupou durante a produção deste texto é que no site da Camil (www.camil.com.br) esse produto que testamos está com uma nova embalagem e agora indica ser preparada com soja transgênica. Para quem faz total questão de não consumir produtos feitos com grãos modificados geneticamente, é uma péssima notícia, mas esperamos que seja apenas um equívoco da fabricante em relação a esse produto.

A proteína de soja, antes de cozida

 

A proteína depois de cozida, no caso, como farofa, com farinha

VALE A COMPRA?
Vale sim, até porque essa proteína de soja é bem diferente daquela carne de soja que era servida nas escolas públicas há algum tempo. A das escolas parecia meio pastosa e não agradava a todos. Essa da Camil, além de firme, é bastante saborosa. E o preço também vale a pena, pois um pacote de 400 gramas (que pode não parecer mas rende muito) custa em torno de R$ 5,00 e R$ 6,00.
Ah! E também achamos uma versão dessa mesma proteína com o sabor de frango. Essa não provamos mas prometemos provar em breve.

ONDE ENCONTRAR?
Olha, é para ser encontrado em qualquer supermercado de grandes redes mas o posicionamento do produto é bastante prejudicado. Onde encontramos com certa dificuldade foi no Supermercado Sonda, do Parque das Bandeiras Shopping. Primeiramente andamos em toda a prateleira de grãos e soja comum e não estava lá. A mercadoria foi encontrada na prateleira de produtos diet. Já no Supermercado Enxuto andamos em várias prateleiras, desde a de grãos até a de produtos diet e não encontramos de jeito nenhum. A recomendação é sempre olhar primeiramente na prateleira de produtos diet e depois na de grãos. Em caso de não encontrar, vale perguntar para algum funcionário.