Nova alça de acesso da Prestes Maia não tem prazo para começar

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 11 de abril de 2017 às 13:12

Com informações de Virgínia Alves / Correio Popular

Estão previstas para começar nos próximos meses as obras da nova alça de acesso que irá aliviar o intenso tráfego de veículos que atinge a Avenida Prestes Maia, uma das principais entradas de Campinas. O Secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, informou que uma empresa venceu a licitação e a homologação está sendo feita.

Segundo o secretário, depois que o contrato for assinado, as obras devem começar em 30 dias e levar cerca de seis meses para serem concluídas.

O fluxo intenso de veículos na Avenida Prestes Maia é uma reclamação antiga dos motoristas. Quem precisa usar a avenida durante a manhã sempre enfrenta lentidão. A via tem um grande volume de veículos e qualquer ocorrência complica ainda mais o deslocamento.

O secretário reconheceu que a situação no trecho é crítica e afirmou que as novas obras devem desafogar tanto o fluxo na avenida, como no Piçarrão. Segundo Barreiro, o número de veículos que passa pelo trecho diariamente sempre foi alto, mas aumentou significativamente depois que as obras do Piçarrão foram entregues. “Muitos motoristas começaram a usar a via depois que nós melhoramos o trecho”, disse.

Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o volume médio de veículos que passam pela avenida é de 79 mil por dia. Atualmente, quem entra em Campinas pela avenida e vai acessar a marginal do Piçarrão precisa entrar à direita, o que acaba gerando congestionamento nos dois trechos.

Com a nova alça de acesso, o motorista não vai precisar entrar à direita, mas passará pela ponte, acessará a alça e cairá no sentido correto. A medida visa desafogar o trânsito tanto na via sentido Centro da Prestes Maia, tanto como no Piçarrão.