Novo Polo é considerado o início de uma nova era para a Volkswagen

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 12 de outubro de 2017 às 20:00

O Volkswagen Novo Polo chega ao mercado brasileiro com uma importante conquista – o modelo obteve classificação máxima nos testes realizados pelo Latin NCAP, que avalia carros novos vendidos na América Latina e Caribe.

O modelo que vai revolucionar o segmento de compactos premium se torna também um dos mais seguros automóveis à venda no Brasil, com 5 estrelas na proteção para adultos e crianças.

Os testes do Latin NCAP incluem análise de impacto frontal – a 64 km/h contra uma barreira deformável descentrada (40%) –, impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste – o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste.

A classificação da proteção infantil é oferecida por meio da avaliação do comportamento dinâmico dos sistemas de retenção infantil (as “cadeirinhas de criança”) nos testes frontal e lateral, além da facilidade e segurança na instalação desses dispositivos.

Adicionalmente, o Latin NCAP atribuiu ao Novo Polo o Advanced Award, destinado a veículos que atendem critérios de proteção a pedestres – o Volkswagen é o primeiro modelo comercializado no Brasil a receber esse prêmio. A avaliação é feita com base em testes que simulam situações de acidentes envolvendo pedestres, conforme padrões estabelecidos por legislação europeia.



Mais sobre o carro

O Novo Polo é maior, mais seguro e equipado que o Polo fabricado e vendido anteriormente no Brasil – e, apesar de todos os ganhos, é mais leve.

Em comparação ao seu antecessor (versões 1.6), o Novo Polo pesa 44 kg a menos.

A combinação de baixo peso e segurança elevada só é possível com a adoção de tecnologias inovadoras de fabricação, uso de materiais de baixo peso e downsizing de motores (que também têm o peso reduzido graças à aplicação de alumínio).

Mais de 50% da estrutura da carroceria do Novo Polo é formada por aços especiais, de alta e ultra-alta resistência e conformados a quente.

A estrutura do assoalho, na Estratégia Modular MQB, possui grande aplicação de aço conformado a quente, extremamente forte – cerca de quatro vezes mais forte que uma chapa de aço convencional – colabora para reduzir o peso do veículo, ao mesmo tempo em que melhora o desempenho do veículo em testes de colisão, aumentando a segurança na cabine.

O aço conformado a quente está em 18,5% da estrutura do Novo Polo.

A coluna de direção deformável contribui adicionalmente para a segurança, reduzindo ainda mais o risco de ferimentos para o motorista.

Todas as versões do Novo Polo são equipadas com quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais.

De grandes dimensões, as bolsas laterais protegem para cabeça e tórax e restringem o movimento do corpo durante um impacto, elevando significativamente a segurança dos ocupantes.

Os sistemas ISOFIX® e top-tether, que equipam todas as versões do Novo Polo, garantem mais segurança e facilidade para fixação de cadeirinhas infantis.