Número de passageiros nos ônibus chega ao recorde negativo em abril deste ano

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 17 de Maio de 2017 às 13:04

Foto: Thomas Marostegan / Metro Jornal

O número de passageiros que circulam pelos ônibus do transporte coletivo de Campinas é um dos menores dos últimos anos. O dado é da Transurc, que é responsável pela bilhetagem da cidade.

Em abril de 2017 passaram pelas catracas pouco mais de 6 milhões e 300 mil passageiros. Em 2016, o número chegou a 7 milhões e 400 mil. A redução beira os 15%. “O principal motivo é a crise econômica. Com menos empregos, a população deixou de pegar ônibus, e isso impactou diretamente na quantidade”, afirma Paulo Barddal, diretor de comunicação e marketing da Transurc, em uma conversa com a equipe do ODC.

Só para se ter uma ideia da situação, e comparando com o mês de maio, Campinas já teve quase 10 milhões de passageiros em apenas 30 dias. Foi no ano de 2013, considerado um dos melhores para o sistema de transporte campineiro. Porém, desde então, as quedas são sequenciais. Todos os meses há o registro de pelo menos 10% a menos de usuários nos ônibus.

Mas o ODC sabe que os motivos vão além da crise econômica. A população campineira perdeu a confiança no transporte coletivo de Campinas. Diversas vezes mostramos aqui veículos quebrados, danificados e em péssimas condições de circulação. A renovação de frota parece uma realidade distante, e isso também é confirmado pelas empresas. Poucas estão investindo, e algumas apelam para veículos usados do Rio de Janeiro, Guarulhos ou Atibaia. E com atrasos cada vez maiores e partidas “queimadas”, quem usava o ônibus está procurando outras formas para se locomover.

Veja reportagem da VTV/SBT sobre esse tema