O famoso sorvete de Ninho Trufado da Sorveteria Sergel

Em qualquer cidade de grande porte como Campinas há os estabelecimentos comerciais tradicionais e os mais badalados. Às vezes acontece de um dos tradicionais ser badalados, mas e quando o tradicional é recente?

Quando falamos em “tradicional” automaticamente vem à mente algo antigo, alguma coisa que teve um início há muito tempo atrás mas que continua em vigor. O caso da Sorveteria Sergel é diferente pois ela não é muito antiga mas já é considerada tradicional e é praticamente um símbolo campineiro.

Com três lojas próprias (uma no Taquaral, outra no Chapadão e uma no Balão do Tavares), a Sergel comercializa dezenas de sabores de sorvetes, todos de fabricação própria.

Mas desta vez não vamos falar da sorveteria em si, cuja avaliação do atendimento será feito em outro momento. Desta vez vamos diretamente para o que interessa, que é SORVETE!

Como são vários sabores, a maioria deles conhecidos dos campineiros, vamos comentando aos poucos e hoje começamos pelo mais conhecido: o Ninho Trufado.

Basicamente o famoso sorvete de Ninho Trufado é composto por massa de baunilha com Leite Ninho e lascas de trufa de chocolate. Com o passar do tempo, por conta de direitos autorais da marca Ninho, que pertence à Nestlé, o sorvete teve que mudar de nome, passando a se chamar “Leitinho Trufado”. Apesar dessa alteração na nomenclatura, no balcão a maioria continua chamando pelo Ninho Trufado.

A composição do sorvete mudou ao longo do tempo. Há um tempo não muito distante o Ninho Trufado tinha um sabor levemente diferente do de hoje. Antes havia mais trufa e o sabor do creme na massa era bem mais acentuado. Com o passar do tempo a quantidade de trufa na massa foi sofrendo uma redução significativa, ou seja, se hoje parece que tem bastante, antigamente tinha bem mais.

Mas isso não tirou o sabor inigualável dessa “iguaria” da Sergel. Tanto que vários outros fabricantes lançaram suas versões do Ninho Trufado mas nenhuma delas se iguala à original. Há um pequeno fabricante (Melkis) que tem uma versão bastante parecida, e com bastante trufa, mas ainda não é igual.

O sorvete de Ninho Trufado é um dos mais solicitados na Sergel e durante aquela onda de calor de 2013 e 2014 houve até a ampliação da produção desse sabor para atender à demanda. Era muito comum chegar a uma das lojas e não encontrar o Ninho Trufado devido à demanda enorme. Hoje raramente falta, mesmo com a demanda grande (até porque a Sergel ampliou sua produção após a inauguração de uma fábrica novinha na cidade de Sumaré), e sempre faz a felicidade da galera.

Apesar da grande aprovação, há quem não goste do Ninho Trufado. Alguns acham-o muito doce, outros acham levemente amargo por causa da trufa, mas para todos os gostos há vários outros sabores que vamos comentando com o tempo neste mesmo espaço.

VALE A COMPRA?

Para quem gosta de doces em geral e sorvetes, vale sim. Por ser um sorvete “incrementado”, o preço também está bem acessível. Pode ser adquirido para comer com casquinhas, cascões, potes de 1, 2 e 5 litros. O preço varia de loja para loja, mas nas próprias partem de R$ 4,00 (copinho com 1 bola).

ONDE ENCONTRAR?

Há várias sorveterias espalhadas pela região de Campinas que vendem o legítimo Ninho Trufado da Sergel, mas há as três lojas próprias: Rua Padre Manuel Bernardes, 953 – Taquaral, Avenida Marechal Rondon, 985 e na rua João Gutemberg, 155. No Centro tem a loja da Rua José de Alencar, 383, onde era a antiga fábrica e comercializa potes grandes.