Os micro-ônibus do sistema Seletivo sempre andavam cheios. Lembra deles?

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 31 de Janeiro de 2017 às 20:13

A linha do CDHU Amarais era uma das mais utilizadas.

A cidade de Campinas teve por alguns anos o sistema Seletivo, que era operado por ônibus rodoviários, e depois por micro-ônibus. Hoje vamos falar apenas da fase final desse serviço, quando era operado pelas cooperativas.
Com a implantação do sistema InterCamp em 2006, os micro-ônibus das cooperativas, que eram todos do sistema Seletivo, foram remanejados em sua maioria para linhas convencionais, substituindo os ônibus que foram repassados para outras linhas. Uma pequena parte desses micro-ônibus ficaram operando no sistema Seletivo com uma pintura diferenciada.
Os veículos seletivos tinham pintura branca e prata, e operavam com uma tarifa diferenciada, um pouco mais cara que o sistema convencional. As linhas eram as mesmas que as dos ônibus porém não entravam em terminais e nem nos corredores. Como a diferença da tarifa era muito pequena, muita gente utilizava esse serviço principalmente pela agilidade.
Com o tempo as linhas foram sendo extintas uma a uma até o serviço ser totalmente paralisado. Estudou-se um retorno há alguns anos atrás, mas o projeto (assim como tudo que vem da EMDEC) não saiu do papel.
Relembre esse serviço nas fotos abaixo.

A linha S515 era do Vida Nova.

As linhas da área 1 também andavam sempre cheias.