Outubro Rosa: autoexame é método eficaz no diagnóstico precoce do câncer de mama

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 13 de outubro de 2017 às 05:50

Em todo o Brasil, cerca de 28% dos novos casos de câncer diagnosticados anualmente são de tumores na mama.

Apesar da alta incidência, a doença tem cura, se diagnosticada logo no início, uma vez que o tratamento é mais eficaz neste estágio.

Um aliado das mulheres para o diagnóstico rápido é o autoexame, procedimento de investigação das mamas que deve ser feito com frequência.








Neste mês de outubro, a Prefeitura de Hortolândia realiza várias palestras sobre autoexame, com objetivo de orientar as mulheres sobre a forma correta de realizar esta investigação.

As atividades fazem parte da programação especial do Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama.

Para que o autoexame seja feito corretamente é preciso seguir algumas orientações simples, mas importantes.

A mastologista Alice Junqueira, médica da rede de saúde de Hortolândia, que atende no Cesm, dá dicas de como a investigação das mamas deve ser realizada.




“A mulher deve levantar um braço de cada vez, colocar uma mão atrás da cabeça e, com a outra mão, examinar a mama inteira. É só ir apalpando, começando pela axila e indo com os dedos em direção à aureola (bico do seio). Inclusive a auréola deve ser apalpada”, ensina a profissional.

O autoexame pode ser feito na hora do banho, quando a água e o sabão auxiliam os dedos a deslizar melhor, ou em frente ao espelho, facilitando a visualização de alterações de formato. “Qualquer mudança de textura ou tamanho, ou no caso de ser identificado nódulo na mama durante o autoexame, a mulher deve procurar o serviço de saúde imediatamente para que um médico possa examiná-la”, orienta Alice.

Em Hortolândia, o atendimento inicial é realizado nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou USFs (Unidades de Saúde da Família), por um médico ginecologista.

Casos suspeitos de câncer de mama são encaminhados para o Cesm, unidade onde é possível realizar mamografia e ultrassom, exames de diagnóstico da doença. No local, profissionais especializados analisam estes exames e, caso seja necessário, encaminham pacientes para atendimento e tratamento em unidades de referência na região.

No dia 22, a Prefeitura prepara uma manhã com programação para toda a família, no Parque Socioambiental Chico Mendes.

Haverá atividades físicas com caminhada e zumba para os participantes começarem a manhã animados.





Em seguida, mulheres que já realizaram tratamento contra o câncer de mama ou que ainda fazem acompanhamento médico apresentarão um desfile, chamando atenção para a valorização feminina e a autoestima.

Os idosos do Centro de Convivência da Melhor Idade preparam para este dia um teatro de conscientização sobre a importância do autoexame.

Além das atividades preventivas, a programação contará, ainda, com oficina de jardim suspenso e doação de mudas.