O cachorro é o melhor amigo do homem.

Quando um homem perde a visão, é comum ele poder contar com o apoio de um cão-guia.

Mas quando é o animal que fica cego, a recíproca nem sempre costuma ser a mesma.

Tanto o descaso quanto o desconhecimento sobre como lidar com a situação pode expor o cão a perigos desnecessários e, muitas vezes, ao abandono.

Segundo dados da Ampara Animal, 10% dos cachorros que chegam aos abrigos são portadores de alguma necessidade especial, incluindo a cegueira.








Para chamar a atenção a esta realidade e estimular a capacitação de humanos para que eles possam cuidar de cachorros com deficiência visual, a Pedigree lançou o Human Guides, a primeira plataforma educacional que faz o caminho inverso e forma humanos-guias de cães.

“Assim como as pessoas estão vivendo muito mais e encontrar idosos acima dos 90 ou até 100 anos está bastante comum, de maneira similar, hoje é fácil encontrar cães com mais de 15 anos de idade fazendo companhia a seus tutores e, uma vez idoso, é natural o cão enfrentar doenças relacionadas a idade avançada como, por exemplo, a cegueira. Acreditamos no poder mágico da relação entre os cães e seus tutores. Todos os dias os cães fazem muito por nós e quando eles chegam à velhice uma série de dificuldades podem surgir. Por isso, é importante entender as necessidades dos cães cegos, adaptar as interações e rotinas que temos com eles, assim como fortalecer ainda mais os vínculos entre o tutor e o pet. Pedigree Human Guides só reforça o nosso compromisso de fazer do mundo um lugar melhor para os pets”, afirma Valdir Nascimento, Gerente de Marketing da Categoria Cães da Mars Petcare.

Totalmente gratuita, a plataforma conta com cinco videoaulas ministradas pelo Médico- Veterinário Oftalmologista Dr. Pedro Guedes, especialista em cegueira canina.

O conteúdo educativo ensina os tutores a criar uma rotina de alimentação e hidratação, passear na rua com segurança, desenvolver a memória do cão e a brincar de um jeito diferente.

A dupla de Diretores de Criação da AlmapBBDO, Pernil e André Gola, destaca que “Human Guides é um modo de divulgar um problema real e muito mais presente do que se imagina.

E, com isto, mostrar soluções simples e práticas que fazem a diferença na vida de um pet”.

A plataforma também disponibiliza uma cartilha com 12 lições que apresentam, de forma didática, o conteúdo das videoaulas.

Em formato de e-book gratuito, o material pode ser consultado no site ou baixado para impressão em casa.

Pôsteres da campanha também estão disponíveis no site para serem compartilhados nas redes sociais com o objetivo de espalhar a causa e atingir cada vez mais tutores de cães cegos.

Acesse a plataforma educacional Human Guides