Procura pelos Bilhetes Único Escolar e Universitário estão abaixo do esperado

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 18 de Janeiro de 2018 às 08:54

Do total de 31 mil estudantes, entre universitários e alunos do Ensino Fundamental e Médio e cursos profissionalizantes, previsto para utilizar os benefícios neste ano letivo, apenas 6.359 fizeram a solicitação.

Mais da metade teve o pedido indeferido, pois, ao preencherem o cadastro, anexaram comprovantes de endereços inválidos, fotografias fora do padrão ou documentação ilegível.

“A Transurc, desde o ano passado, disponibilizou tutorial com texto, imagens e em vídeo com o passo-a-passo, para o preenchimento do cadastro com todas as dicas possíveis. Mas, infelizmente, notamos que a maioria não lê e nem assiste ao vídeo”, argumenta Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Associação das Empresas de Transporte Urbano de Campinas (Transurc).








Além disso, a Transurc também alerta que a velha máxima de que o brasileiro deixa para fazer as coisas na última hora vai prevalecer novamente este ano.

A associação montou uma estrutura, que está funcionando desde o dia 2 de janeiro, para atender mais de 600 cadastros por dia, mas, a quantidade de cadastros realizados diariamente é inferior a 50% desse total.

Até o momento, apenas 574 cadastros do Bilhete Único Escolar e Universitário foram finalizados e se encontram liberados para a compra dos passes, a partir de segunda-feira, dia 22.

Outros 942 estão aprovados, mas ainda falta o pagamento da taxa de cadastro por parte dos interessados e a confirmação do banco.

Os números estão bem abaixo do esperado e, segundo a Transurc, quem deixar para a última hora corre o risco de não ter o benefício aprovado a tempo de usá-lo no início das aulas.

Muitas solicitações estão sendo indeferidas por falta de atenção do usuário no envio dos documentos.

Para tentar tornar mais ágil o processo neste ano, a Transurc antecipou cerca de 16.000 cadastros do Bilhete Único Escolar, no final do ano passado, para os estudantes que já contavam com o Passe Escolar e que continuarão seus estudos neste ano letivo.

Nos casos de antecipação, os alunos têm apenas que validar as informações que constam no sistema, emitir o boleto bancário e pagar a taxa de inscrição. Apesar disso, a maioria ainda não deu continuidade a esse processo no site da Transurc.




O Bilhete Único Escolar pode ser utilizado pelos estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Cursos Técnicos da rede oficial e particular, e propicia um desconto de 60% na tarifa de ônibus.

É oferecido para os alunos que residem a mais de 1.000 metros do estabelecimento de ensino.

Os estudantes universitários que frequentam aulas em regime presencial integral também precisam se cadastrar pelo site para ter direito ao Bilhete Único Universitário, que concede um desconto de 50% na tarifa.

O interessado também deve morar em Campinas, estar regularmente matriculado em instituição de Ensino Superior do município e residir a mais de 1 km da universidade.

Mesmo os estudantes que usufruíram o benefício em 2017 devem se recadastrar pelo site.

Todos os interessados no benefício precisam entrar no site www.transurc.com.br e fazer a solicitação online.

É preciso preencher todos os dados solicitados, além de enviar o número do CPF, uma foto e um comprovante de residência válido (água, luz ou telefone fixo, referente aos últimos seis meses).

Tudo em formato digital.

Após a aprovação do cadastro é preciso pagar uma taxa para que o benefício seja liberado.