Quais são os melhores exercícios para praticar no verão?

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 8 de Janeiro de 2018 às 19:24

As férias de verão são um ótimo momento para desestressar, no entanto, muitos acabam relaxando demais e esquecendo de praticar exercícios físicos, essenciais para manter o corpo saudável.

O preparador físico Leonardo Gomes e a nutricionista Melissa Santos, que atuam na academia Companhia Athletica Curitiba, indicam possibilidades para você não perder o ritmo e ainda dão dicas de cuidados com a saúde e a alimentação para esse período.








Exercícios físicos

Estar longe da academia não significa que você não possa manter seus exercícios em dia, pelo contrário: o clima de verão abre novas possibilidades de práticas esportivas divertidas e que proporcionam contato com a natureza.

Quem planeja visitar o litoral pode usar o mar como rota de natação, surfe ou stand up paddle, sempre com a cautela de utilizar equipamentos adequados e seguir as dicas de segurança dos salva-vidas, fugindo dos locais de risco.

Quando o sol está se pondo, as praias esvaziam e prevalece apenas o som do mar e do vento, o que cria um ambiente ideal para a prática de yoga e pilates de solo.

Nesse momento, em que os raios solares já não oferecem risco à saúde, também é uma ótima oportunidade para fazer uma corrida ou uma caminhada, porém, alguns cuidados são necessários.

O preparador físico Leonardo Gomes aconselha a observação do terreno antes do início do exercício.

“Às vezes a maré deixa a areia inclinada e, sendo assim, há sobrecarga em um dos pés, podendo gerar dor ou desconforto na articulação do tornozelo”, alerta.

Leonardo lembra também que os clássicos esportes de praia – como vôlei, futebol, bets e frescobol – continuam sendo excelentes opções para gastar calorias nas férias.

“Por serem realizadas sobre a areia, essas atividades aeróbicas também trazem grande benefício para o fortalecimento dos membros inferiores”, afirma o personal trainer.




E a alimentação?

A hidratação é indispensável em qualquer época do ano, contudo, quando o clima está mais quente, ela se torna ainda mais necessária.

Para quem diz não conseguir tomar a água pura, a nutricionista Melissa Santos recomenda: “hidrate-se com águas saborizadas com frutas frescas, gengibre, hortelã, canela ou outros ingredientes de sua preferência, mas evite sucos e chás industrializados e refrigerantes”.

Na alimentação, Melissa orienta a escolha de pratos leves e com alto teor de nutrientes.

“Os alimentos mais recomendados para essa época são frutas, legumes, folhas, proteínas magras – como peixe, frango orgânico, pernil magro de porco e ovos – grão de bico, quinoa, lentilha, cogumelos, coco fresco, abacate e oleaginosas”, afirma.