Quem já disputou esse lugarzinho bem na frente desse ônibus articulado da VB? Relembre o Scania de motor dianteiro

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 14 de Janeiro de 2017 às 21:57
Muita gente já “disputou” esse lugarzinho na frente, ao lado do motorista. Esse modelo de ônibus operou pela VB1 até 2007, quando foi desativado para a entrada de um lote de ônibus articulados zero quilômetros que haviam chegado. Mas sabem por que só esses ônibus tinham esse banquinho na frente?
Esse ônibus possui o chassis Scania S-113AL com o eixo avançado. Notem que o eixo dianteiro está localizado bem à frente, antes da primeira porta. Esse posicionamento é por conta do grande motor do veículo, localizado ao lado do motorista e embaixo desse banquinho da frente. Como o motor era muito grande, não havia como posicionar a porta imediatamente à frente como é em quase todos os ônibus de hoje.
Esse veículo tinha o prefixo 5209 na URCA e quando chegou à cidade, no início dos anos 90, tinha o prefixo 0209 na mesma URCA. Recebeu a pintura vermelha e cinza da empresa, e mais tarde ganhou a pintura SIT Campinas amarela e azul. Quando foi desativado já estava com a pintura do SIT Campinas azul claro e azul escuro.
A Auto Viação Ouro Verde, de Sumaré, também tinha desse modelo de ônibus, com carroceria Caio Padron Vitória. Nela eram 8 unidades que foram desativadas em 2013. Pelo Brasil ainda há raríssimas unidades em circulação. O motor grande era necessário para gerar uma grande e eficiente propulsão do ônibus articulado.
E você? Já andou nesse banquinho da frente ou não teve essa oportunidade?