Quem se lembra dos “ônibus futuristas” do Chico Amaral? Relembre aqui com fotos

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 5 de janeiro de 2017 às 16:52

Caio Millennium MBB OH-1621L – VBTU Transportes

Alguém lembra desse ônibus circulando por Campinas na década passada? A VBTU Transportes trouxe 14 unidades dele, prefixados de 4900 a 4913 (depois 7900 a 7913) e alguns deles tinham adesivos com propagandas em todo o carro. As propagandas eram do Intelig 23, Zapping Moda, Sabonetes Vinólia, DirecTV Hall com a Marisa Monte, Maior Seguros, entre outros.
Esses veículos vieram usados de São Paulo, da empresa Santa Cecília Viação Urbana e eram ano 1999. Chegaram em Campinas no ano 2000, ainda no governo Francisco Amaral. Uma matéria no jornal Correio Popular na época mostrava as novidades “tecnológicas” desse modelo, sendo a principal o itinerário eletrônico. Até então, Campinas não tinha ônibus com itinerário eletrônico.
Apesar de muito bonitos, eram muito frágeis. Fabricados pela carrocerias Caio, de Botucatu, recebeu o nome de Millennium (foi o primeiro modelo da série que já está na quarta geração) e esses que vieram para Campinas tinham chassis Mercedes-Benz OH-1621L. Para uma época que Campinas tinha uma frota de ônibus sucateada, a chegada desses ônibus “futuristas” chamaram a atenção.
Mais tarde a VBTU comprou mais 6 desses ônibus, porém com duas portas, e receberam os prefixos de 7914 a 7919. Esse último lote veio usado da empresa Eroles Transportes e Turismo, de Mogi das Cruzes, que estava desfazendo desses modelos de sua frota. Esses estavam em melhor estado que os vindos de São Paulo, porém logo foram desativados e os que vieram de São Paulo continuaram a circular. Alguns até receberam a pintura da Onicamp na transição para o InterCamp em 2006.
No final da “vida” esses veículos estavam caindo aos pedaços, em péssimo estado. Foi uma carroceria muito bonita feita pela Caio, mas muito pouco durável.