Reparou no validador azul em alguns ônibus? A gente descobriu o que aconteceu!

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 27 de maio de 2017 às 07:34

Você reparou que em alguns ônibus da Itajaí Transportes Coletivos o validador do transporte está… digamos, diferente? O tradicional amarelão deu lugar a um azul meio chamativo, e que parece aquela cor de desenho animado quando o personagem passa mal, não é?

A novidade começou a circular em diversos veículos espalhados por várias linhas. Leitores do ODC já relataram ter visto os “azulões” nas linhas 205, 210 e 220.

Mas, afinal, do quê se trata esse validador novo?

O ODC apurou que essa é uma versão mais recente do mesmo aparelho que foi instalado recentemente nos ônibus, trocando aquele modelo antigo e lento, que demorava séculos para ler o cartão.

O objetivo disso é testar um sistema de leitura de QR Code, aqueles códigos estranhos que existem em muitas coisas. A gente lembra que já existe, em andamento, outro teste acontecendo nas linhas operadas pela Coletivos Pádova.

A medida também vem ao encontro da determinação da Justiça e do Ministério Público do Trabalho, que proibiu que motorista também seja cobrador aqui em Campinas.

Os testes devem acontecer ainda pelos próximos dias. Não se sabe, porém, se os azulões vão dar lugar aos validadores amarelos atuais. O sistema de QR Code é uma das apostas da Emdec para tentar tirar de vez o dinheiro dos ônibus, e assim cumprir o que a Justiça mandou.