Unicamp divulga calendário do Vestibular 2018

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 18 de Maio de 2017 às 09:46

Com informações do G1 Campinas e Unicamp

Foto: Flavio Moraes / G1 Campinas

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou o calendário para o Processo Seletivo 2018. As inscrições estarão abertas a partir do dia 31 de julho e seguem até 31 de agosto. Os pedidos de isenção da taxa podem ser solicitados até a próxima terça-feira (23 de maio) – veja mais abaixo.

A primeira fase de provas será no dia 19 de novembro. Os exames de habilidades específicas para candidatos aos cursos de Música acontecem nos períodos de 4 a 11 de setembro – etapa 1 – e de 15 e 16 de outubro – etapa 2.

Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), os exames acontecem entre 22 e 25 de janeiro de 2018. A segunda fase do vestibular acontece de 14 a 16 de janeiro.




Novidades na isenção de taxa

A expectativa é de que pelo menos 6,7 mil candidatos sejam contemplados. Segundo a comissão responsável por organizar o exame (Comvest), o benefício é oferecido em três modalidades. Em uma delas, para estudantes provenientes de famílias com baixa renda, a universidade elevou o teto da renda líquida máxima de R$ 1,1 mil para R$ 1,3 mil – valor por morador do domicílio.

Nesta categoria, são oferecidas 6,6 mil isenções, informou a Unicamp. A universidade oferece outras 100 isenções para os candidatos que são funcionários da Unicamp ou da Fundação de Desenvolvimento (Funcamp) – empresa que atua no gerenciamento de contratos celebrados entre a universidade estadual e instituições públicas ou privadas.

Os pedidos de isenção tiveram início do dia 20 de abril e seguem até terça-feira. Para concluir a solicitação, o interessado deve enviar os documentos exigidos (descritos em edital) para a comissão até 24 de maio, por meio dos Correios.

A lista dos contemplados será divulgada em 28 de julho. A partir desta data, eles começam a receber, por e-mail, um comunicado de que foram beneficiados no processo. A Unicamp destaca, por outro lado, que a medida não significa inscrição automática no vestibular 2018.

O processo deve ser feito por meio deste site, o oficial da Comvest.