UPA é cancelada, e Unicamp pretende rever programa

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 27 de junho de 2017 às 09:12

Com informações do G1 Campinas

Foto: Antonio Scarpinetti

A Unicamp não vai realizar neste ano a UPA – Unicamp de Portas Abertas – evento que permite aos estudantes do ensino médio conhecer sobre os cursos de graduação oferecidos na instituição e as perspectivas do mercado de trabalho para as carreiras. Ele foi feito pela primeira vez em 2004.

A universidade não menciona motivações econômica, mas garante reestruturação da mostra para o próximo ano. Uma das mudanças anunciadas pela instituição está na data em que será aberta ao público: a UPA será no primeiro semestre, para que os candidatos possam conhecer a universidade com antecedência, uma vez que as inscrições para o vestibular ocorrem no segundo semestre.

“A mudança […] visa permitir que os estudantes do ensino médio tenham mais tempo para amadurecer a decisão sobre o curso que pretendem fazer. […] O evento, realizado apenas no campus de Campinas, envolve um investimento de aproximadamente R$ 250 mil”, diz nota da assessoria. A Unicamp informou, ainda, que a transferência de data não implica em prejuízos.

Em texto divulgado pelo portal da Unicamp, o coordenador executivo da comissão responsável pela organização do vestibular, José José Alves de Freitas Neto, declarou que a realização do evento neste ano “seria um desperdício de energias e recursos, já que os estudantes poderiam se encantar pela Unicamp, mas não haveria tempo hábil para concorrer no vestibular do mesmo ano”.

A nova data para realização da UPA não está confirmada pela Unicamp. No ano passado, o evento, que é gratuito, foi feito em 10 de setembro e recebeu 40 mil visitantes de diversos estados; enquanto as inscrições para o processo seletivo ocorreram de 8 de agosto a 2 de setembro.