Vacina contra a gripe já está disponível para doentes crônicos

Postado por Redação Ônibus de Campinas em 2 de Maio de 2017 às 07:51

Com informações do G1 Campinas e Correio Popular

Foto: CEDOC/RAC

Começa hoje (terça-feira, 2 de maio) a vacinação de doentes crônicos contra a gripe. Esta é a terceira etapa da campanha que começou a ser realizada na segunda quinzena de abril e já imunizou 52,3 mil moradores, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Saúde. A meta é alcançar pelo menos 90% das 316 mil pessoas consideradas integrantes do público-alvo.

É necessário que o morador com doença crônica apresente receita ou prescrição médica; enquanto pacientes acamados receberão a vacina em casa, de acordo com a programação dos postos. Os que já tem fichas nos centros de saúde serão avisados por telefone do dia da imunização, segundo a Prefeitura.

A dose protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. Contudo, quem tem doença aguda grave ou está com febre (moderada ou alta) deve esperar melhor do quadro clínico para ser vacinado. A orientação é que a vacina seja tomada todo ano, independentemente se a pessoa já se imunizou ano passado. Isso porque a composição da dose muda.

Nas duas primeiras etapas, foram imunizadas pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da área de saúde dos serviços públicos e privados, gestantes, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, além de puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias) – e a população indígena.

A última fase terá início em 8 de maio e o público-alvo é formado por professores das redes pública e privada. Ainda não foram confirmadas as datas para imunização da população carcerária e jovens de 12 a 21 anos, que atualmente cumprem medidas socioeducativas determinadas pela Justiça.

No dia 13 haverá um “Dia D” para imunização. Os detalhes vamos trazer aqui no ODC!




O ODC te ajuda a chegar em alguns postos!

Se você quiser ir de ônibus para alguns postos de saúde, dê uma olhada nessas páginas, que mostram as linhas que passam em cada um deles!