Região de Campinas já está com novas vagas de empregos abertas e projeta concursos públicos

0
1952
Foto: Murillo Gomes

As maiores cidades da região de Campinas (SP) têm boas previsões para o mercado de trabalho em 2019. Novos investimentos de empresas devem gerar mais de 3,7 mil empregos, de acordo com as prefeituras da metrópole e também de Hortolândia (SP), Indaiatuba (SP) e Americana (SP). Há também previsão de concursos públicos.

Os postos de atendimento ao trabalhador destas cidades começaram o primeiro dia útil do ano de 2019, nesta quarta-feira (2), com mais de 60 vagas abertas, pelo menos. Os interessados devem comparecer às unidades com Carteira de Trabalho e documentos pessoais.

Nos portais Emprega Campinas e Indaiatuba, que divulgam anúncios de emprego, há mais de 1.750 oportunidades nesta quarta.

Veja, abaixo, as oportunidades e projeções de cada cidade para 2019.

Campinas

Há previsão de abertura de concurso público para diversas áreas da administração municipal. Segundo a Prefeitura, os estudos para definição do número de vagas e cargos estão em fase de finalização.

“Estamos otimistas que em 2019 as contratações acontecerão com mais vigor em Campinas”, informou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.

A Pasta ressaltou que, em 2018, novos empreendimentos movimentaram a cadeia econômica ligada ao turismo de eventos e negócio, gerando empregos. Uma grande loja de departamentos recém-chegada anunciou uma nova unidade este ano, com uma estimativa de 200 vagas.

Uma rede de hotéis prevê inaugurar mais um empreendimento e um mall com galerias de lojas, praça de alimentação e conveniências até 2020.

O Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) começou esta quarta-feira com 36 vagas de emprego, com destaque para o cargo de vendedor de serviços, com 20 oportunidades. O número de vagas varia ao longo do dia, e pode ser acompanhado pelo site do CPAT.

Indaiatuba

A expectativa positiva para 2019 reflete, segundo a Prefeitura, crescimento em exportação, importação, geração de emprego e implantação de indústrias, comércio e serviços percebido nos últimos meses.

Em 2018, ao todo, 2.522 novas empresas se instalaram na cidade, sendo:

  • 48 indústrias
  • 588 comércios
  • 1.886 no setor de serviços

Até o mês de setembro o saldo de empregos foi positivo em 3,84%, com geração de 2.546 postos de trabalho, informou a administração municipal. Com concurso público recente não há, por enquanto, previsão de novo processo seletivo na cidade.

O PAT de Indaiatuba reabriu nesta quarta-feira, mas, segundo a Prefeitura, não foi possível contabilizar o total de vagas disponíveis, por conta de um problema técnico.

Portal Emprega Campinas e Indaiatuba

O Portal Emprega, que concentra vagas de emprego em Campinas (RMC) e Indaiatuba avaliou que a indústria deve comandar a alta na oferta de empregos no primeiro trimestre de 2019.

Nesta quarta, mais de 1.650 vagas estão anunciadas no Portal Emprega Campinas, sendo 60% para a metrópole. Já no Portal Emprega Indaiatuba são 108 oportunidades, inclusive para estágio. Os salários chegam a R$ 5 mil.

Há chance para auxiliares, analistas, gerentes, além de advogados, vendedores, e profissionais para trabalhar com telemarketing, por exemplo. As áreas de destaque são: vendas, produção e indústria.

O setor industrial concentrou quase a metade da oferta de vagas em 2018, segundo Alex Lima, administrador dos portais das cidades. No geral, o site fechou o ano com alta de 30% nas ofertas de emprego, se comparado a 2017. As áreas de maior destaque foram:

  • 49,8% no setor industrial
  • 35,8% no setor de serviços
  • 14,3% no comércio

Dezembro fechou com 34% mais vagas do que o mesmo período de 2017. Para Lima, o primeiro trimestre de 2019 deve seguir no mesmo ritmo, no entanto, o mercado terá que se estabilizar após a entrada do novo governo federal.

“Ainda com as incertezas típicas de um novo governo, a previsão é de manutenção e leve crescimento, ao menos no primeiro trimestre, com o setor industrial ainda como maior gerador de vagas. Mas, apenas depois deste período inicial é que será possível avaliar o cenário que se desenha para o restante do ano, após as primeiras medidas governamentais”, explica o administrador.

Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, informou que estima a geração de cerca de 2,5 mil empregos na cidade neste ano, entre diretos e indiretos.

Não há previsão de realização de concursos públicos em 2019. Ainda está em andamento o concurso que visa preencher 26 vagas em sete cargos.

O PAT de Hortolândia também reabriu nesta quarta-feira e o órgão ainda está contabilizando o número de vagas ofertadas.

Americana

A administração municipal de Americana está elaborando uma reforma administrativa que poderá resultar na necessidade de abertura de concurso público. Porém, não há previsão de datas.

Com novos investimentos de empresas na cidade, a Prefeitura estima a abertura de 1 mil vagas no primeiro semestre.

“A Unidade de Desenvolvimento Econômico tem realizado visitas e reuniões com empresas de diversos setores, buscando ampliar a oferta de empregos no município. Por isso, a expectativa é de gerar aproximadamente mil novos empregos no primeiro semestre de 2019”, informou, por nota.

Nesta quarta-feira, o PAT de Americana abriu o dia com 34 vagas de emprego, segundo site da administração municipal. O destaque é para o cargo de auxiliar de limpeza, com 10 vagas temporárias.

As informações são do G1.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome