Saiba como são elaboradas as perguntas das provas do Enem

0
44
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou detalhes sobre o processo de elaboração da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame que foi aplicado pela primeira vez em 1998, com 63 questões e uma redação, atualmente é a porta de entrada de milhares de estudantes para universidades públicas e privadas brasileiras, por meio do Sistema de Seleção Unifica (Sisu), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni). Em 21 edições o Enem já recebeu mais 90 milhões de inscrições.

Teoria de Resposta ao Item

A prova do Enem possui cinco notas, uma para cada área do conhecimento aplicada e a redação. Com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo de correção aplicada à prova desde 2009, cada questão é considerada um item e o valor de cada uma é baseada em diferentes graus de dificuldade. Essa metodologia exige que cada questão atenda a uma série de procedimentos, e também estabelece outros critérios para a seleção das questões que vão compor a prova.

Como são elaboradas as perguntas do Enem

As questões no Enem são denominadas como itens, a criação de cada questão é um processo que compõe várias etapas e não são realizadas no mesmo ano da prova. Elas são propostas muitos anos antes da edição da avaliação, estão em constante produção e fazem parte do Banco Nacional de Itens (BNI). Tudo tem início com a publicação de editais de credenciamento de colaboradores que podem ser direcionados para as instituições de ensino ou professores. Posteriormente é realizada uma seleção para classificação dos perfis que passarão a fazer parte do banco de colaboradores.
Depois de capacitados, os colaboradores são convocados para elaboração das questões. Durante esse processo, a questão passa por revisão que garante a qualidade técnica e pedagógica para compor um caderno de provas do Enem. As etapas são:
• Elaboração do item;
• Revisão técnico-pedagógica;
• Revisão Inep – realizada por pesquisadores do Inep e/ou por colaboradores convidados para realizar o assessoramento técnico-pedagógico, com o objetivo de validar as etapas anteriores, permitindo assim a inclusão do item no Banco Nacional de Itens (BNI).

Como são elaboradas as provas do Enem

Os itens do BNI são a base para a elaboração das provas. Depois que os itens de cada área do conhecimento são selecionados, a prova passa por uma revisão linguística para depois ser diagramada e chegar ao formato da aplicação. Todo o processo, com exceção dos pré-testes, ocorre no Ambiente Físico Integrado Seguro, um espaço de segurança máxima dentro do Inep que só pode ser acessado após uma série de procedimentos de segurança. No final do primeiro semestre, são definidas quais questões vão compor a prova.
As informações são do site Educa Mais Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome