Social | Como ajudar instituições e fazer o desconto do valor em seu Imposto de Renda

0
19

Você sabia que pode ajudar instituições sociais e culturais com o seu imposto de renda? Algumas boas ações podem ser revertidas em deduções na hora de acertar suas contas com o Leão. Com o fim do ano fiscal, você pode fazer doações para projetos de diferentes áreas e receber descontos no IR.

Quando você paga o imposto de renda às vezes fica aquela dúvida sobre o destino exato do seu dinheiro, não é mesmo? Por isso, quando você opta por doar direto para uma entidade, é mais fácil saber o caminho da sua contribuição. Além disso, essa doação não tem um custo extra, já que o valor será debitado ou creditado do que você receberá ou pagará na sua restituição.

Para ficar mais simples: ao ajudar uma instituição, você pagará menos imposto à Receita ou receberá uma restituição maior.

Como funciona?

Na hora de escolher o foco das suas doações é importante saber que você pode contribuir com companhias teatrais, formações orquestrais, grupos de dança, entre outros projetos culturais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Você também pode ajudar instituições sociais e outros tipos de empresas.

Com a Lei Rouanet, pessoas físicas podem doar até 6% do valor devido do imposto todo ano. Esse valor é totalmente restituído no momento do cálculo da declaração anual, ou seja, você tem desconto se tiver imposto a pagar ou recebe de volta o valor doado, se tiver imposto a restituir. Para fazer o cálculo de abatimento, utilize a calculadora específica.

As informações são do SouBH.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome